Cultura

14ª edição do Festival Cultural e Gastronômico da Pipa inicia a programação oficial no próximo dia 19

ENTRE AS ATRAÇÕES ESTÃO O CONCURSO NOVOS TALENTOS, OFICINAS, PALESTRAS, APRESENTAÇÕES CULTURAIS E A PRESENÇA DE CHEFS RENOMADOS

Com o tema “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”, o Festival Cultural Gastronômico da Pipa dá início à programação da cidade gastronômica no próximo dia 19, e as atividades seguem até o dia 22. A arena principal ficará localizada na Avenida Baía dos Golfinhos, sendo dividida por vilas: Vila dos chefs (onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles), Vila da Pipa (com estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos) e Vila de Negócios (com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local). Entre as atrações programadas estão oficinas gastronômicas, palestras sobre empreendedorismo, shows e ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo.

O evento tem o compromisso com o progresso da região de Pipa e Tibau do Sul, por meio da integração de manifestações culturais locais e regionais. Como também movimenta a economia local, por atingir turistas de diversos estados e países, que buscam uma combinação de lazer e excelente gastronomia, aliados às belezas naturais dessa praia paradisíaca.

O Concurso Novos Talentos contará com a participação de estudantes de gastronomia do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos como Paraíba e Pernambuco. A competição será formada por duplas e os participantes terão que preparar uma entrada, um prato principal ou uma sobremesa com o ingrediente tema desta edição, o milho.  Os pratos serão julgados pela comissão organizadora do evento, formada profissionais da gastronomia e serão premiados os 3 primeiros lugares.

Para que a comunidade possa participar ativamente, o Festival terá o concurso “Melhor Feijão da Pipa”, onde membros da comunidade se inscrevem e apresentam o feijão para uma banca de jurados que faz a degustação às cegas e é premiado o primeiro lugar; e o “Concurso da Melhor Receita com Ostra”, uma parceria com o SEBRAE, que motiva os chefs locais a criarem receitas usando a ostra, produto cultivado localmente, também com premiação para o primeiro lugar. Outro ponto importante será o “Tacho Beneficente”, que nesta edição será comandado pelo Chef Betão e o Chef Cumpade João, com toda a renda revertida para o Projeto Afeto.

A 14ª edição do Festival Gastronômico da Pipa é uma realização do Festival da Pipa, com o patrocínio do Governo do Estado, Governo Cidadão, Banco Mundial, São Braz, SEBRAE, Fecomércio, SENAC, CTSI e Gourmet Expert, com apoio da Prefeitura de Tibau do Sul, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Conexão Consultoria e Educa Pipa.


Deixe um Comentário