Saúde

Hospital Walfredo Gurgel entrega melhorias no CTQ nesta terça-feira (4)

O CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS (CTQ), MOSTRARÁ NA TERÇA-FEIRA (4), A PARTIR DAS 10H, AOS SERVIDORES E A POPULAÇÃO TODAS MELHORIAS FEITAS NO SETOR.

A união faz a força, diz o ditado popular. No Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), no entanto, o adágio saiu da teoria e provou sua força na prática. A partir dos esforços de grupos de funcionários, um importante serviço da maior unidade de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (RN) para atendimentos do trauma foi reformado e retoma sua rotina assistencial na próxima semana. O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), mostrará na terça-feira (4), a partir das 10h, aos servidores e a população todas melhorias feitas no setor.

Há dois anos realizando o Evento Pró-queimados, que contempla a venda de camisetas e souvenirs com a logomarca da campanha, além da realização de uma festa, servidores do CTQ já contribuíram sobremaneira com a melhoria do Centro, realizando a aquisição de equipamentos e, atualmente, com a reformulação da área física do serviço.

A cirurgião plástica, Ana Suzy, conta que toda a ideia para a concretização da reformulação do setor teve início em 2016 em uma conversa com o atual chefe do CTQ, Marco Almeida. “Pensamos em fazer alguma coisa diferente. E aí esse nosso sonho ganhou o amparo dos servidores do setor que acreditaram que podiam contribuir e a coisa foi crescendo, até ultrapassar as portas do Walfredo Gurgel e hoje a população conhece a iniciativa Pró-queimados”.

Prestes a mostrar a população do RN as mudanças feitas no Centro, a cirurgiã se diz emocionada com o bom momento pelo qual passa o setor. “É muito emocionante não só para mim, mas, para todos que se dedicaram e trabalharam para chegarmos aqui. Hoje estamos utilizando curativos de alta tecnologia, usando produtos de ponta. E tudo isso, graças aos esforços de todos que se envolveram nessa empreitada”, comemora a cirurgiã.

Este ano, o CTQ teve toda a área interna pintada e lâmpadas trocadas. Foi criada uma sala de aula para as crianças internas, o espaço destinado ao antigo ambulatório agora será usado também como área comum de descanso e lazer para pacientes. Foram ainda abertos: um ginásio de reabilitação, a segunda sala para procedimentos cirúrgicos e uma enfermaria semi-intensiva. Um novo instrumental também foi adquirido.

A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, comemora a força de vontade e garra dos servidores. “Como estamos sempre no limite dos nossos recursos, poder contar com a disposição e boa vontade dos nossos funcionários para contribuir com a melhoria dos nossos serviços é sempre uma alegria muito grande. Todos estão de parabéns. São atitudes como essas que fazem a diferença. A prova está aí”, festeja.

O Setor ainda foi beneficiado com a troca das antigas pelas novas cama compradas pelo hospital, recebimento de novos suportes de soro e escadinhas, além do incremento no quadro de recursos humanos com a chegada de mais oito técnicos de enfermagem.

Ainda Segundo Ana, o próximo passo é a fundação da Associação de Voluntários Pró-queimados do RN. A primeira assembleia do grupo, acontecerá durante a solenidade da terça-feira. Atualmente a associação conta com a participação de estudantes de medicina (instituições públicas e privadas), profissionais do Walfredo Gurgel e outros servidores públicos.

A cirurgião afirma que, além de tudo que foi alcançado até esse momento, há planos para o futuro já traçados. “Nosso sonho agora é abrir uma casa de apoio ao paciente queimado”, almeja.


Deixe um Comentário