
ALIMENTAÇÃO SÓ FOI FORNECIDA DEPOIS DA REAÇÃO DO CLIENTE E DA INTERFERÊNCIA DO SUPERVISOR DE VIGILÂNCIA
O segurança de um shopping de Salvador, em um nítido despreparo do seu ofício, tentou impedir um homem de pagar o almoço para uma criança na praça de alimentação do estabelecimento. O caso, que aconteceu na segunda-feira (11), foi gravado por uma pessoa que estava no momento e acabou viralizando, causando revolta e indignação nas redes sociais. Após uma ampla repercussão negativa na internet,o shopping decidiu afastar o segurança.
Veja o vídeo do episódio humilhante:
O caso
No vídeo, é possível ver quando um cliente se aproxima de um dos restaurantes na praça de alimentação do shopping acompanhado da criança, supostamente moradora de rua, que teria pedido ajuda para almoçar. Depois aparece um segurança que se aproxima e orienta que o funcionário do restaurante não venda a refeição.
“Eu trabalho aqui e ele não vai comer. Ele não vai comer. Meu trabalho é esse”, afirma o segurança, enquanto continua tenta impedir a aproximação do menino ao restaurante.
O cliente mostra indignação com a abordagem do segurança, insiste na compra e repete por várias vezes: “Ele vai comer, ele vai comer”, disse.
O segurança ainda tenta tirar a criança à força da praça de alimentação e é impedido pelo cliente que estava disposto a pagar o almoço para o menino.
A cena de constrangimento e humilhação só começa a ficar mais tranquila com a chegada de um supervisor do setor de segurança do shopping, que permitiu que o cliente pagasse o alimento para a criança, após dar algumas “recomendações” ao menino.
No mesmo dia em que o assunto viralizou, o Shopping emitiu uma nota, onde pediu desculpas e disse que a postura adotada pelo segurança não condiz com o treinamento recebido pelos funcionários, “tanto que a atitude tomada pelo supervisor de segurança reforça o direito do cliente e o acolhimento com a criança”, diz o texto.
Ontem (12), o Shopping decidiu afastar o segurança das atividades ligadas ao público. Em nota enviada à imprensa, o centro de compras afirmou que o segurança passará por uma “reabilitação”, mesmo sendo a sua conduta não estando de acordo com as orientações do shopping. “Além disso, ele foi advertido e segue para uma nova rodada de cursos e capacitações”, continua a nota.
O texto ressalta que os seguranças do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi, em Salvador) passam periodicamente por treinamentos técnicos e com conteúdo sobre o contexto social que vivemos. Leia a nota na íntegra: