Saúde

Vereadores constatam que Prefeitura do Natal não oferece atendimento satisfatório no CAPS Zona Leste

ESTIVERAM PRESENTES NA VISTORIA A VEREADORA CARLA DICKSON E OS VEREADORES FERNANDO LUCENA , FRANKLIN CAPISTRANO E DICKSON NASSER JÚNIOR

Durante vistoria realziada nesta segunda-feia, vereadores integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal contataram que o Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS), na Zona Leste da capital potiguar, não consegue atender a demanda da população, que por sua vez não está recebendo um atendimento satisfatório. Para o vereador Fernando Lucena, presidente da Comissão de Saúde, a unidade conta com apenas quatro médicos, que não dão plantão à noite.

“Recebemos a denúncia sobre a falta de médico. Na verdade temos um CAPS, porta de entrada de todo sistema de psiquiatria de Natal, com apenas quatro médicos, que não dão plantão à noite. Ora, existem 1 mil pessoas inscritas nesta unidade que precisam de consultas e remédios, uma demanda que sobrecarrega estes profissionais. E a tendência é piorar, haja vista a diminuição no orçamento da saúde a cada ano”, lamenta Lucena.
O médico e vereador Franklin Capistrano (PSB) também diagnosticou que o sistema não consegue atender a demanda gerada pela população, que, para ele, fica sem assistência. “A verdade é que os transtornos mentais respondem pela terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com levantamentos realizados pela Previdência Social de 2008 para cá. Enquanto isso, constatamos nesta visita que a rede municipal de Saúde não tem estrutura para enfrentar este desafio”.
Os CAPS são serviços de saúde municipais e abertos que oferecem atendimento diário. Foram criados para atender à população, realizar atendimento clínico, promover a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecer os laços familiares e comunitários. Atualmente, a unidade possui 1 mil pacientes cadastrados – dos quais 600 participam das atividades promovidas – com uma média de 20 atendimentos por dia.
Também estiveram presentes na vistoria a vereadora Carla Dickson (PROS) e o vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB).


Deixe um Comentário