Assembleia Legislativa do RN Política Segurança

Unidades de privação de liberdade do RN serão tema de audiência pública

PROPOSTA FOI DO DEPUTADO ESTADUAL FERNANDO MINEIRO (PT)

Por iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT), a Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (30) uma audiência pública para apresentação e discussão do “Relatório da missão a unidades de privação de liberdade do Rio Grande do Norte”, elaborado pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT). O debate acontece no auditório da Casa, a partir das 15h, e é aberta ao público.

“Esta será uma excelente oportunidade para dar publicidade a este relatório e às recomendações emitidas a autoridades e órgãos públicos estaduais a fim de prevenir a tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes em unidades de privação de liberdade”, justifica Mineiro.

O MNPCT percorre e analisa instalações como centros de detenção, estabelecimentos penais, hospitais psiquiátricos, casas de custódia e instituições socioeducativas. Os peritos visitaram sete unidades em três municípios potiguares: Nísia Floresta, Caicó e Ceará Mirim, além das instalações do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Estado (ITEP-RN). Publicado em abril deste ano, o documento traz, também, recomendações aos órgãos responsáveis.

Foram convidados para o debate representantes do Executivo e Legislativo Estadual, Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), Corregedoria Geral de Justiça, Conselho Estadual de Direitos Humanos (Coedhuci), Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no RN, entre outras entidades ligadas ao tema.



Deixe um Comentário