Geral

Serviço meteorológico emite alerta de chuvas intensas e volumosas em Natal

Chuva aumenta e pode causar problemas entre Natal e Maceió

As condições para chuva aumentam em parte do leste do Nordeste nos próximos dias. As regiões metropolitanas de Natal, João Pessoa e de Recife podem ter problemas com chuva forte e volumosa decorrer da semana. A partir desta quarta-feira, 14 de fevereiro, nuvens carregadas avançam do mar e se espalham entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

Toda a faixa litorânea entre estes estados tem muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes nesta quarta-feira de carnaval. A chuva cai a qualquer hora e pode vir com moderada a forte intensidade. Há risco de raios.

A tendência é de que as áreas de instabilidade fiquem mais fortes entre a quinta-feira e o sábado, aumentando o risco de chuva forte ao longo do litoral, inclusive nas capitais Natal, João Pessoa e Recife.

A região de Maceió deve sentir um aumento da intensidade da chuva a partir da tarde da sexta-feira e pode chuva moderada a forte no fim de semana.

Estimativa de chuva

O mapa mostra a estimativa de chuva para 5 dias (de 14 a 18 de fevereiro) feita pelo modelo atmosférico global (GFS), dos Estados Unidos. As manchas verdes, que estão também na costa leste do Nordeste entre Natal e Maceió, indicam um total de pelo menos 100 mm acumulados em 5 dias. Fevereiro é um mês de pouca chuva no litoral leste do Nordeste. A média de chuva para este mês em Natal é de aproximadamente 87,0 mm e para Maceió 88,0 mm. Em João Pessoa, a média de chuva para fevereiro é de quase 110 mm e para Recife, a média é pouco abaixo de 150 mm.

Assim, se em 5 dias chover pelos menos 100 mm, já teremos praticamente toda a chuva de fevereiro em menos de uma semana.

Fonte: Clima Tempo


Deixe um Comentário