Saúde

Saúde homenageia 40 servidoras municipais e lança Campanha Março Lilás

Foto: Daniel Morais

Em uma solenidade que reuniu cerca de 200 mulheres, o município de Natal lançou, na manhã desta sexta-feira (9), oficialmente, a Campanha Março Lilás, que tem como tema “um mês dedicado à saúde delas. O evento foi realizado no auditório da Unifacex – Campus Imaculada Conceição e contou também com homenagens às mulheres que tiveram relevantes serviços prestados ao SUS Municipal.

O evento foi aberto pela coordenadora do grupo Cuidando de Quem Cuida, a enfermeira Maria Betânia Maciel, que fez um momento de integração, com duas músicas: Prece ao Coração, de Saulo e Sutilmente, de Skank. Em seguida, o grupo em Educação e Saúde do Distrito Oeste, fez uma apresentação teatral, no meio do público.

“De dois a três anos para cá, a gente intensificou esse dia para homenagear as mulheres que fazem o dia a dia da Secretária de Saúde. Não é fácil fazer o SUS, enfrentando as dificuldades diárias que a gente enfrenta. O Março Lilás é um projeto de lei da vereadora Carla Dickson, e esse projeto tem como objetivo atender integralmente a mulher. Acolher essa mulher, focando no câncer de colo de útero. Ele vai muito perto do nosso projeto mulher 365, que em breve vai ser também uma lei municipal”, destacou a secretária Municipal de Saúde de Natal, Saudade Azevedo.

A secretária enfatizou que o Dia Internacional da Mulher deve ser de luta permanente. “Nós não podemos nos comportar como espectadores passivos. Nós somos sujeitos e sujeitos ativos. E para mudar, é preciso que a gente tenha essa consciência. Houve alguns avanços em relação à mulher? Indiscutivelmente sim, mas é preciso mais. A gente quer mais, a gente exige mais. Nós podemos mais. E enquanto nós formos o quinto estado que mais mata mulher no país, enquanto nós formos o estado que ainda 64% das mulheres são assediadas dentro dos ônibus, enquanto ganharmos menos do que homens, a gente continua querendo mais. Então, mais do que comemoração, é reivindicação diária por dignidade e por respeito”.

Andreia Ramalho, secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Natal (Semul), também participou do evento, parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa e conclamou todas as mulheres ao empoderamento.

“O dia 8 de março é um dia de comemoração, é um dia para nós parabenizamos as mulheres. E um dia importante para a nossa reflexão, porque a gente nunca pode esquecer que muito ainda temos que lutar, muito ainda temos que avançar na defesa das mulheres, na valorização, no respeito, na busca da igualdade, na busca de dizer não ao assédio, que ainda existe, à violência que ainda existe na sociedade para com a mulher. Então as mulheres precisam ficar cada vez mais empoderadas, fortes, apropriadas de si mesmas”.

No dia 17 de março, seis unidades de saúde serão abertas para a realização de testes preventivos. A ação faz parte do projeto Mulher 365, projeto que tem como objetivo oferecer atenção aquelas que não tem condições de comparecer às unidades de saúde durante a semana. Serão abertas as unidades de Satélite, Bairro Nordeste, KM 06, Anexo de Vale Dourado, Lagoa Seca e José Sarney.


Deixe um Comentário