Tecnologia

Saiba como encontrar aplicativos espiões instalados no seu celular

iStock

EXISTEM VÁRIOS APLICATIVOS COM VIÉS DE ESPIONAGEM. (FOTO:ISTOCK)

O smartphone hoje é uma verdadeira extensão da vida. Nele você guarda informações pessoais de toda ordem, seja uma foto ou a senha do banco. E isso pode interessar a muitas pessoas e empresas, não necessariamente apenas aos hackers.

Existem vários aplicativos com esse viés de espionagem. Muitos deles, baixados pela internet, em lojas não-oficiais, podem ser instalados com o consentimento do próprio usuário. E acabam passando despercebidos, afinal, não ficam visíveis juntamente com os outros programas.

Para detectar um aplicativo espião e malicioso, é necessário instalar o app “Hidden Apps”, disponível na Google Play. Ao executar o aplicativo, serão carregados automaticamente quais programas estão ocultos em seu celular. Caso você descubra algum indesejado, basta tocar no aplicativo e desinstalar.

A má notícia é que nem todos os programas permitem ser desinstalados pelo aplicativo. Nesse caso, será preciso restaurar as configurações de fábrica do dispositivo. Para isso, não esqueça de fazer o backup. Após a reinstalação, baixe novamente o “Hidden Apps” e certifique-se de que o aplicativo não esteja mais na lista.

Importante: nem todos os apps mostrados pelo programa fazem algum mal para o celular e alguns são bem importantes para o sistema operacional do aparelho. Antes de apagar qualquer um, vale pesquisar rapidamente na internet o que o aplicativo faz.


Deixe um Comentário