Geral

Restaurantes de Mossoró faturam em média R$ 66 mil mensais

APRESENTAÇÃO DO PERFIL DO SETOR GASTRONÔMICO DE MOSSORÓ

APRESENTAÇÃO DO PERFIL DO SETOR GASTRONÔMICO DE MOSSORÓ

Uma pesquisa encomendada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró ao Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento Econômico do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, traçou o perfil do Setor Gastronômico da capital do Oeste. Entre 20 e 25 de junho foram visitados 200 estabelecimentos para aplicação de um questionário com 26 perguntas, relacionadas à estrutura física e de pessoal; capacidade de absorção da demanda; funcionamento; tipo de comida servida; entre outros itens.

Os dados foram apresentados na noite desta quinta-feira, 21.07, pelo diretor executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz, e servirão de subsídio para que o Sindicato possa propor estratégias de aperfeiçoamento dos serviços oferecidos na cidade aos seus associados. A reunião, que aconteceu na CDL de Mossoró, contou com a presença de membros da diretoria do Sindicato do Comércio Varejista, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Renato Fernandes, e de empresários do setor gastronômico da cidade.

“Existe um passeio pelo litoral leste do Ceará, que já está bem consolidado, chamado Rota das Falésias, e que passa pelas cidades Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Fortim e Icapuí, algumas delas bem próximas de Mossoró. Diante disso, precisamos estar preparados para receber melhor não só as pessoas daqui, como também os turistas que visitam a cidade provenientes deste passeio”, afirmou o presidente do Sindivarejo Mossoró, Michelson Frota.

A pesquisa revelou que mais da metade dos empreendimentos (54%) iniciaram suas atividades há menos de 5 anos; e possuem apenas uma unidade (78%). Com um faturamento médio mensal de pouco mais de R$ 66 mil, e com uma média de 9 funcionários, cada estabelecimento tem capacidade para receber em média 100 pessoas, e tem um fluxo médio semanal de 670 clientes.

Entre os restaurantes pesquisados, 43% deles funcionam todos os dias da semana, sendo que o final de semana é o período de maior movimento para 70% dos restaurantes pesquisados. Um percentual de 44,5% dos estabelecimentos é temático; serve comida brasileira (38,5%), regional (38%), sanduíches (32,5%) e massas/pizzas (28%); com sistema à la carte (39%), de lanchonete (38%), buffet/self-service (25%) e caldos/espetinhos/porções (24%). Os cardápios são atualizados a cada seis meses, pelos proprietários (59%).

Como atrair mais clientes (39%), a carga tributária (32,5%) e a falta de mão de obra especializada (26%) foram as principais dificuldades operacionais apresentadas pelos empresários do setor de gastronomia de Mossoró. Diante disso, prezam pela qualidade da alimentação (52%), o bom atendimento (43,5%) e as promoções (18,5%) como diferenciais para suprir as deficiências.

A pesquisa completa pode ser acessada no link: http://fecomerciorn.com.br/pesquisas/



Deixe um Comentário