Economia

PIB sobe 0,4% no 1º trimestre, aponta IBGE

DENTRE AS ATIVIDADES ECONÔMICAS, O CRESCIMENTO DE 0,4% FOI FAVORECIDO PELA EXPANSÃO DE 1,4% DA AGROPECUÁRIA. A INDÚSTRIA E OS SERVIÇOS TIVERAM VARIAÇÃO POSITIVA DE 0,1%. (FOTO: ESTADÃO)

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2017, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Ainda segundo o instituto, o PIB do primeiro trimestre do ano totalizou R$ 1,641 trilhão. Este foi o quinto resultado positivo após oito quedas consecutivas nesta base de comparação (ver gráfico).

Apesar da economia brasileira ter apresentado um crescimento maior no primeiro trimestre em relação ao anterior de 0,1%, o resultado está abaixo do que já fora estimado no início do ano, quando a previsão de alta chegou a ultrapassar 1,00%.

Com os ajustes na expectativa de crescimento, neste mês os analistas previam variação de taxa zero a 0,53% no PIB. A partir do intervalo de 53 estimativas, a mediana ficou em 0,30%, bem inferior à de 0,90% encontrada no levantamento realizado em março (previsões de 0,40% a 1,20%) pelo Projeções Broadcast.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2017, o PIB avançou 1,2% no primeiro trimestre deste ano. O resultado ficou dentro das estimavas dos analistas, que previam um avanço de 0,70% a 1,80%, e levemente abaixo da mediana positiva de 1,30%.

Dentre as atividades econômicas, o crescimento de 0,4% foi favorecido pela expansão de 1,4% da Agropecuária. A Indústria e os Serviços tiveram variação positiva de 0,1%.

Pela ótica da despesa, a Formação Bruta de Capital Fixo cresceu 0,6%. A Despesa de Consumo das Famílias (0,5%) também registrou expansão. Já a Despesa de Consumo do Governo (-0,4%) recuou em relação ao trimestre imediatamente anterior.

No setor externo, as exportações de Bens e Serviços tiveram expansão de 1,3%, enquanto as importações de Bens e Serviços cresceram 2,5% em relação ao quarto trimestre de 2017.

Estadão


Deixe um Comentário