Política

PF deflagra nova fase da Operação Lava Jato e ex-presidente Lula é levado para depor

EX-PRESIDENTE ESTÁ PRESTANDO DEPOIMENTO EM CONGONHAS/SP. ( FOTO: AFP)

EX-PRESIDENTE ESTÁ PRESTANDO DEPOIMENTO EM CONGONHAS/SP. ( FOTO: AFP)

 

A ação está sendo realizada desde a madrugada desta sexta-feira (4) nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, e entra na 24º fase da Operação Lava Jato que e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Petrobrás. Alvo principal dessa fase, o ex-presidente Lula foi  levado pela PF cumprindo um mandado de condução coercitiva, que é quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento, mas não é presa. Os filhos do ex-presidente e o Instituto Lula também são alvos da ação de hoje, que foi batizada com o nome de “Aletheia”, referência à expressão grega que significa “busca da verdade”.

Segundo o MPF há evidências de que o ex-presidente recebeu valores oriundos do esquema descoberto na Petrobrás, por meio de um apartamento triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá-SP.

Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva. Desde as primeiras horas do dia, manifestantes contrários e a favor ao ex-presidente, protestam em frente  a casa dele, e estão sendo controlados pela polícia.

O ex-presidente está neste momento prestando depoimento no aeroporto de Congonhas e a PF continua nas residências de Lula e de seus filhos e no Instituo Lula, além de outros alvos da ação.


Deixe um Comentário