gastronomia

Nordeste será tema de Ana Rita Dantas Suassuna no 1º Simpósio Gastronômico da Pipa

EVENTO SERÁ NOS DIAS 26 E 27, NO CENTRO DE CONVENÇÕES DO HOTEL PIPA ATLÂNTICO

Um passeio e também um reencontro com as técnicas primitivas da culinária do sertão Nordestino, seus ingredientes e como preservá-los, será o tema percorrido pela pesquisadora e chef Ana Rita Dantas Suassuna durante sua palestra no I Simpósio Gastronômico da Pipa, evento que acontece dias 26 e 27, no Centro de convenções do hotel Pipa Atlântico. Ela falará no sábado, sobre vários assuntos ligados a preservação da gastronomia do Sertão, valorizando seus modos de fazer ancestrais, ingredientes peculiares e como conhecer e empreender tendo como fonte a culinária regional.

Natural de Taperoá (PB), Ana Rita é licenciada em Letras pela Universidade do Recife e especialista em Educação pela Universidade Católica de Pernambuco. Trabalhou nas Universidades Regional do Nordeste e Federal da Paraíba em Campina Grande (PB) e no Ministério da Educação, em Brasília, cidade em que reside até hoje.

Publicou o livro Gastronomia Sertaneja – Receitas que Contam Histórias (Editora Melhoramentos, 2010), com o qual tirou o terceiro lugar no Prêmio Jabuti em 2011. No livro, ela também apresenta receitas como Galinha de festa, cozido de carne verde com pirão, bolo de pamonha.

Na obra, ela registrou aspectos importantes da cultura alimentar no Semiárido do Alto Pajeú pernambucano. É co-autora do livro Sabores Brasileiros (Editora Boccato, 2011).

Além de Ana Suassuna, participam do 1º Simpósio Gastronômico da Pipa o chef e empresário Paulo Machado, de MatoGrosso do Sul, que fará a palestra de abertura sobre um projeto que alia turismo e gastronomia chamado “Food Safari”, uma expedição capitaneada por ele com objetivo de revelar a rica culinária do Pantanal. Ele é especialista em cozinha do Pantanal.

Também estará presente a equipe da pernambucana do ramo dos queijos, Vitória Barros, que comanda a produção de queijos especiais de Campos da Serra (PE) e produz mais de 20 tipos de queijos, alguns de inspiração (técnica) francesa. Entre os jornalistas, o Simpósio receberá a especialista em café, Cristiana Couto, de São Paulo; e a crítica de gastronomia e vinhos uruguaia, Marcela Baruch.

Da área acadêmica, o Simpósio contará com Sênia Bastos, professora do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo – SP; e o chef Maurício Lopes, professor da Universidade Anhembi Morumbi.

Do jornalismo, destaque para Ailin Aleixo, Benício Siqueira da Deguste e outros nomes do jornalismo gastronômico.

O Simpósio terá como tema “Gastronomia é Negócio”, mostrará como empreender neste setor que mais alavanca o turismo cultural em todo o mundo. Estarão na Pipa chefs, empreendedores, escritores, jornalistas, administradores e professores de várias regiões do Brasil e também do exterior e terá patrocínio da São Braz, LATAM Travel, Purple Vodka e Prefeitura de Tibau do Sul. As inscrições ainda podem ser feitas através do www.festivaldapipa.com.br.



Deixe um Comentário