Internacional

Navio australiano com 68 a bordo encalha na Antártida, durante uma missão de abastecimento da base australiana Mawson

NAVIO QUEBRA-GELO AURORA AUSTRALIS ANCORADO NA ESTAÇÃO MAWSON (FOTO JUSTIN CHAMBERS - DIVISÃO ANTÁRTICA AUSTRALIANA - VIA AFP)

NAVIO QUEBRA-GELO AURORA AUSTRALIS ANCORADO NA ESTAÇÃO MAWSON (FOTO JUSTIN CHAMBERS – DIVISÃO ANTÁRTICA AUSTRALIANA – VIA AFP)

O navio quebra-gelos australiano “Aurora Australis” encalhou durante uma tormenta e está preso na Antártida com 68 pessoas a bordo, entre intetrantes da tripulação e passageiros, anunciou nesta quinta-feira (25) o governo australiano.
O incidente ocorreu às 22h15 GMT de terça-feira (23) – 19h15 em Brasília -, quando o navio realizava uma missão de abastecimento da base australiana Mawson, em meio a ventos de 130 km/h.
“No total, 68 membros da expedição e da tripulação estão a bordo, todos sãos e salvos”, informou a Divisão Antártica Australiana (AAD). O “Aurora Australis” está encalhado em West Arm, no Horseshoe Harbour.
“A tempestade de neve complica a avaliação dos danos, mas a tripulação já realiza uma inspeção a partir do interior” do navio.
A Austrália conta com três bases permanentes na Antártida – Mawson, Davis e Casey – e com uma estação na ilha de Macquarie, que o “Aurora Australis” abastece habitualmente.
Não há ainda informações sobre uma missão de resgate (com informações da France Presse).


Deixe um Comentário