Cidades

Natal vai sediar maior evento brasileiro de saneamento ambiental

Natal vai sediar, no período de 16 a 19 de junho, o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), o maior e mais importante evento realizado no país na área de saneamento ambiental. Promovido a cada dois anos em diferentes cidades do Brasil, o evento reúne profissionais de empresas públicas e privadas, estudantes e especialistas internacionais, com palestras e debates de temas relevantes na área.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é uma das patrocinadoras do evento, que é realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes).

A programação se desenvolverá no Centro de Convenções de Natal e, além do congresso, está prevista a realização de evento paralelo, a 12ªFitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, com participantes de toda a América Latina. A Fitabes reúne as principais empresas do setor, que vão apresentar as novidades em tecnologias e equipamentos, unindo fornecedores de equipamentos e prestadores de serviço com tomadores de decisão em saneamento ambiental.

Outra atração do evento é o Espaço Startup, coordenado pela Câmara Temática da Abes e Tecnologia da Informação e Inovação. O espaço pretende incentivar o empreendedorismo através da inovação e estimular parcerias para o saneamento ambiental.

Já o Espaço Água, que tem o patrocínio da Caern, será um espaço aberto à visitação de interessados em conhecer processos como o tratamento de água e o tratamento de esgotos, em um espaço de 3 mil metros quadrados.

PROGRAMAÇÃO

A governadora Fátima Bezerra vai proferir a palestra de abertura do 30º CBESA, às 9h da segunda-feira (17). Ela vai falar sobre “A importância do Saneamento”. O diretor-presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares, será um dos participantes do painel marcado para a manhã desse dia: “Marco legal do saneamento – Qual é o futuro? ”

Durante três dias, palestras simultâneas, abordado os mais diversos tópicas na área de saneamento ambiental, serão apresentadas em oito salas diferentes, nos turnos matutino e vespertino. Também haverá a apresentação de trabalhos técnicos aprovados pelo congresso.

Nove empregados da Caern tiveram trabalhos científicos aprovados no evento. São técnicos e engenheiros da Diretoria de Empreendimentos e da Diretoria de Operações, que vão fazer apresentações durante o congresso.

Os trabalhos aprovados são:

* Tratamento de água de manancial com baixa cor e turbidez por filtração direta descendente (poster) – Julyenne Kerolainy Leite Lima, da Gerência de Controle de Empreendimentos (GCE)

* Manutenção do sistema de esgoto condominial: Avaliação da sustentabilidade técnico-econômica (poster) – Jiullia Steffany Silva Arruda de Souza, da Unidade de Manutenção de Esgotos Natal Sul (UMES)

* Reúso de águas residuárias tratadas através de recarga artificial de aquífero em Natal-RN (poster) – Teônia Casado da Silva, da Gerência de Controle de Empreendimentos (GCE)

* Apresentação de metodologia para gerenciamento executivo de obras de engenharia – Estudo de Caso: Implantação do sistema de esgotamento sanitário de Parnamirim-RN (oral) – Judson Joris da Silva Soares, do Grupo Técnico de Acompanhamento de Obras Especiais (GAO)

* Sistemática de gerenciamento de obras baseada na metodologia Ágil de projetos (oral) – Judson Joris da Silva Soares e Márcia Lidiane Leandro Vieira, do Grupo Técnico de Acompanhamento de Obras Especiais (GAO)

* Diagnóstico técnico das perdas hídricas e financeiras do sistema de abastecimento de água de Macaíba-RN (oral) – Rodrigo Melo do Nascimento e Josildo Lourenço dos Santos, da Gerência de Inovação Tecnológica e Controle de Perdas (GIP)

* Programa computacional para dimensionamento de sistemas de geração de energia elétrica a partir do biogás, com aplicação na Estação de Tratamento de Esgotos do Baldo (oral) – Joale de Carvalho Pereira, da Unidade de Operação de Água Natal Sul (UOAS)

A palestra magna de encerramento do CBESA será proferida pelo governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, que vai falar sobre “O modelo de excelência do saneamento no Paraná”. A cerimônia de encerramento está marcada para as 16h15 do dia 19.


Deixe um Comentário