Natal

Monumentos iluminados com a cor amarela alertam sobre acidentes de trânsito; pilotagem consciente será tema de palestra neste sábado

A COR AMARELA FOI ESCOLHIDA POR SIMBOLIZAR ATENÇÃO, EM REFERÊNCIA À SINALIZAÇÃO DE ADVERTÊNCIA NO TRÂNSITO

Com o objetivo de despertar na sociedade a importância de tornar o trânsito mais seguro e com menos acidentes, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), iluminou com a cor amarela a Ponte Newton Navarro, o Viaduto Estaiado da Prudente de Morais e o Pórtico dos Reis Magos. Ação faz parte do Movimento Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Neste sábado (6), o consultor e instrutor Bernar Marcelino é destaque da ação do Maio Amarelo em Natal. Ele vai realizar palestra sobre “Eu levo consciência sobre duas rodas” e treinamento sobre pilotagem consciente na Av. Itapetinga, na altura da igreja matriz no bairro de Santarém, região Norte da cidade, a partir das 8h da manhã.

A ação é voltada exclusivamente para motociclista e contará com conteúdo programático tratando de técnicas para uma pilotagem consciente e segura no trânsito. Após o conteúdo teórico, será realizada uma vivência na prática para validar todo conteúdo abordado na sala de aula.

Com mais de dez anos de atuação na área, o consultor destaca que a educação é o principal meio de prevenção contra os acidentes de trânsito. Também destaca o papel de fiscalização e da engenharia como foco neste processo. “Não basta apenas educar e conscientizar o motociclista se não existir uma fiscalização para combater o que anda ilegal, além de realização de um trabalho de engenharia que melhore as condições de tráfego deste na cidade”.

O especialista destaca que o maior problema na via pública ainda é o da imprudência. “Temos muita gente pilotando sem nenhum amor à vida, nem a dele e nem a do outro e esse treinamento é voltado para esse fim – conscientizar o piloto para uma pilotagem segura e de respeito ao próximo”, destaca o consultor Bernar Marcelino, da ONG Trânsito Consciente.
A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês de maio tem uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

“Mais uma vez, a Prefeitura participa de iniciativas que tratam de temas relevantes para a sociedade e que estimulam o debate e a avaliação de cada cidadão sobre como anda sua conduta no trânsito”, destacou o secretário de Serviços Urbanos Jerônimo Melo.



Deixe um Comentário