Cidades

MinSaúde contempla Parnamirim e Natal em encontro sobre a pessoa idosa

O PÚBLICO-ALVO DO ENCONTRO SÃO OS COORDENADORES DE TODAS AS UBS CUJOS PROFISSIONAIS PARTICIPARÃO DO PROCESSO FORMATIVO

Apoiar a saúde da pessoa idosa realizando consultorias para implementação de uma linha de cuidados a partir do Sistema Único de Saúde – SUS. É esse o objetivo que reúne representantes da Secretaria Municipal de Saúde – SESAD, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde – Minsaúde e Hospital Israelita Albert Einstein, no Hotel Golden Tulip em Natal – RN, até sexta-feira, 21.

Parnamirim é um dos dois municípios do Rio Grande do Norte contemplados neste 1º Encontro com Gestores do SUS do projeto “Apoio à Saúde da Pessoa Idosa”. A capital potiguar, que sedia o evento, é o outro município contemplado.

O público-alvo do encontro são os coordenadores de todas as UBS cujos profissionais participarão do processo formativo. Hoje, 19, o destaque da programação será dado à participação dos 29 diretores das UBS em Parnamirim, ao debate sobre o tema.

“Esta capacitação tem o intuito de fortalecer uma linha de cuidados à pessoa idosa com apoio dos municípios. A SESAD contribui com a programação compartilhando os avanços construídos no município de Parnamirim, em direção à pessoa idosa”, disse Elisabete Carrasco, Secretária de Saúde.

Vale lembrar que o Prefeito Rosano Taveira assinou a adesão ao programa “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”  em outubro passado, no intuito de promover cuidados ao envelhecimento ativo e saudável da população.

Além disso, Parnamirim é um dos quatorze municípios selecionados pelo Ministério da Saúde na 6ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2018”, promovida pelo Ministério da Saúde do Governo Federal

1º Encontro com Gestores do SUS do projeto “Apoio à Saúde da Pessoa Idosa”

O encontro que reúne principalmente profissionais da saúde em Natal, terá algumas etapas. Na primeira delas, este mês, será promovida uma consultoria gerencial. As etapas posteriores preveem a realização de um curso na modalidade Educação a Distância, com carga horária de trinta horas; consultoria em prática assistencial, tutoria à distância e consultoria de fechamento, que avaliará as medidas implementadas em prol da saúde da pessoa idosa e os seus impactos.

“Essa capacitação está sendo um momento de grande crescimento e alinhamento das políticas, inclusive da assistência social, onde a Pessoa Idosa está bem presente.  Seus propósitos estão em consonância com a gestão municipal, que avança firme em seu compromisso de promover o envelhecimento ativo e saudável aos parnamirinenses”, encerrou Thiago Fernandes, Coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


Deixe um Comentário