Geral

Linha de crédito vai beneficiar carroceiros de Natal

ASSECOM/SETHAS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), lançou nesta quinta-feira (04) a linha de financiamento AGN Pró-Reciclagem para atender aos carroceiros de Natal. Trata-se de uma alternativa para os proprietários de veículos de tração animal que poderão ser proibidos de circular pela cidade com a aprovação do projeto de lei que tramita na Câmara Municipal para instituir a política municipal de retirada de veículos de tração animal das ruas da capital.

A audiência reuniu carroceiros, representantes de entidades de proteção animal e vereadores. A secretária Julianne Faria fez o pronunciamento na manhã desta quinta-feira durante audiência pública proposta pelo vereador Fernando Lucena. “Temos que pensar na preservação dos animais usados, mas também ter uma contrapartida para o trabalhador que precisa desse ofício.

Como alternativa para o desenvolvimento social dessas pessoas, temos uma lei voltada para catadores organizados em cooperativas para trabalharem em coleta seletiva. A AGN pode abrir linha de crédito para essas cooperativas, então precisa que se organizem para poder ter direito a esse benefício”, disse a secretária. A linha de crédito específica para a categoria pode ser utilizada na aquisição de equipamentos para unidades de beneficiamento e embalagens de resíduos recicláveis e transportes para recolhimento de resíduos descartados pelos órgãos públicos, sob demanda de cooperativas e associações de catadores. O limite de financiamento aos cooperados é de R$ 6 mil e às cooperativas e associações em função da capacidade de endividamento. Será cobrada taxa de juros de 1,35% ao mês, com bônus de adimplência para pagamento em dia. O parcelamento será de até 48 vezes, incluindo carência de até seis meses.



Deixe um Comentário