Saúde

Liberada a primeira vacina que protege da dengue no Brasil

 ÁREA DE CULTURA DE VÍRUS PARA PRODUÇÃO DE VACINA CONTRA DENGUE DA SANOFI PASTEUR (FOTO: SANOFI PASTEUR/NORBERT DOMY)


ÁREA DE CULTURA DE VÍRUS PARA PRODUÇÃO DE VACINA CONTRA DENGUE DA SANOFI PASTEUR (FOTO: SANOFI PASTEUR/NORBERT DOMY)

A Dengvaxia, primeira vacina contra a dengue disponível no Brasil, vai custar de R$ 132,76 a R$ 138,53, de acordo com alíquota de cada estado, segundo anunciou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (25).

A partir de agora, ela poderá ser comprada por hospitais e clínicas particulares. O consumidor, no entanto, deverá desembolsar um valor adicional, que varia em cada estabelecimento, pela aplicação do produto, como explica a agência.

De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde. Serão feitos estudos de custo para a distribuição nacional e, caso seja viável, a vacina poderá ser distribuída de graça aos pacientes. O estado do Paraná, no entanto, já anunciou que deverá comprar 500 mil doses da vacina.

A Dengvaxia é produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é uma imunização recombinante tetravalente, para os quatro sorotipos existentes da doença. Ela poderá ser aplicada em pacientes de 9 anos a 45 anos, que deverão tomar três doses subcutâneas com intervalo de seis meses entre elas.

G1 SP


Deixe um Comentário