Natal

Laboratório Municipal de Natal realiza mais de 45 mil exames mensais

Foto: Reprodução

Com o objetivo de reduzir custos com a terceirização de serviços laboratoriais e facilitar o acesso e a qualidade na prestação dos exames aos usuários da rede, a Secretaria Municipal de Saúde está na fase final de implantação do Laboratório Municipal de Natal, que vem funcionando, temporariamente, na Policlínica Carlos Passos, no bairro da Ribeira. O Laboratório tem capacidade de realizar mais de 100 tipos de exames, entre automatizado e manuais.

A expectativa é que no segundo semestre de 2019, a SMS entregue à população a sede própria do primeiro Laboratório Municipal de Natal, que funcionará no prédio da antiga Maternidade das Quintas, na Rua dos Paiatis.

O Laboratório Municipal de Natal realiza exames de especificidades variadas como exames de bioquímica, hematologia, microbiologia, parasitológico, urinálise, hormônios, sorologia, entre outros. O Setor de Incorporações de Novas Tecnologias (DINT) da Secretaria Municipal de Saúde encabeçou todos os processos licitatórios para adquirir equipamentos e insumos necessários para a realização de exames laboratoriais.

Para atender o máximo de pacientes, o Laboratório conta com diversos equipamentos de ponta sendo todos os serviços automatizados e com garantia de qualidade. Para marcar exames, a população pode ir diretamente nos postos de saúde da rede municipal. Além disso, há cinco postos de coleta que aceleram o processo, são eles: Unidade Mista de Mãe Luíza, Unidade de Saúde de Felipe Camarão, Unidade de Saúde de Pajuçara, Policlínica Norte e na sede do Distrito Sanitário Sul. São realizados, em média, 45 mil exames mensais apenas no Laboratório Municipal.

A farmacêutica bioquímica Janaína Câmara explica que “a Rede Laboratorial já existia há um tempo, porém foi mudada a forma de distribuição. Desde a abertura do Laboratório Municipal Central tudo melhorou. Ele atende todas as unidades do município e conta ainda com postos de coletas nos distritos para otimizar nosso serviço. Desde a nova formulação da rede laboratorial, nós estamos fazendo os processos com os nossos próprios servidores e insumos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde e isso faz com que ocorra economia com a quantidade de gastos em exames laboratoriais. Avançamos muito, conseguimos informatizar todo sistema de laboratórios, os pacientes agora conseguem ver os resultados pela internet diminuindo as filas. Tudo isso com equipamentos de ponta que a maioria dos laboratórios não possuem”, finaliza a farmacêutica do Laboratório Municipal de Natal.

Informações: Prefeitura do Natal


Deixe um Comentário