Política

Kleber Fernandes deixa a Secretaria Municipal de Governo e reassume mandato na Câmara

EX-SECRETÁRIO DEIXA AMPLA FOLHA DE SERVIÇOS PRESTADOS À CIDADE NA PASTA E VOLTA À CASA LEGISLATIVA EM SINTONIA COM O PREFEITO ÁLVARO DIAS.

À frente da Secretaria Municipal de Governo desde maio, o vereador Kleber Fernandes (PDT), em comum acordo com o prefeito Álvaro Dias, resolveu deixar a pasta e reassumir seu mandato na Câmara de Vereadores de Natal.

O parlamentar avalia de forma positiva os sete meses em que ficou respondendo por uma das secretarias mais importantes do Executivo Municipal. “Assumi o cargo na Prefeitura do Natal, função que já ocupei anteriormente, atendendo a uma convocação pessoal do prefeito. Mas também o fiz em nome de todos que me elegeram pois, no exercício do cargo, atuei em favor de todos os natalenses. Reafirmo que continuarei à disposição do prefeito Álvaro Dias e daquilo que for melhor para Natal”, declarou ele.

Durante sua passagem pelo Executivo, Kleber Fernandes, acompanhado do prefeito, cumpriu uma intensa agenda administrativa. Um bom exemplo foi sua ida às cidades do Rio de Janeiro e Brasília. Na capital nacional, entre outras coisas, participou da 73ª Reunião da Frente Nacional dos Prefeitos. Na oportunidade, ele discutiu alternativas de investimento nas cidades diante da crise econômica que o Brasil enfrenta.

Já entre as viagens ao Rio de Janeiro, destaque para as negociações em torno da liberação de crédito para a implantação do parque de iluminação em LED para Natal. Também esteve na pauta destas reuniões – sempre junto com o prefeito Álvaro Dias – a liberação de recursos para o recapeamento asfáltico na avenida Hermes da Fonseca e nas orlas de Ponta Negra e da Praia do Meio, com ganhos indiscutíveis para a mobilidade e reflexos no turismo.

Outra ação importante foram as constantes visitas e reuniões em prol do bairro do Alecrim, onde as demandas urgentes como, o reforço da limpeza, iluminação pública, melhoria na malha viária e oferta do transporte público, foram prontamente atendidas.

Ação semelhante foi desenvolvida junto ao grupo “Viva Centro”, que busca revitalizar o Centro de Natal e recebeu do secretário total apoio e, inclusive, ações no sentido de melhorar a limpeza e a iluminação públicas na região.

Na condição de secretário de Governo, Kleber também presidiu o Concidade, o principal conselho técnico de Natal, por onde passam temas de grande relevância, como, por exemplo, as discussões em torno do Plano Diretor. Graças ao seu trabalho, foram acertados avanços importantes nas Zonas de Proteção Ambiental de número 7 e 9, ambas de interesse para a futura implantação de projetos que redundem em desenvolvimento econômico.

Foi pelas mãos de Kleber Fernandes também que a Prefeitura se envolveu fortemente na causa da implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Natal, garantindo a adesão do Município ao tratamento fiscal e burocrático diferenciado ao segmento que representam mais de 96% de todas as empresas e da geração de emprego e renda para os natalenses.

Aliás, Kleber Fernandes faz questão de pontuar sua relação sempre aberta, franca e equilibrada com o setor produtivo da cidade. Seu canal permanente de diálogo com entidades como Fecomércio, Fiern, Associação Comercial, Sebrae e CDL Natal, entre outras, sempre foi fundamental para que ele pudesse ser a ponte entre os anseios desta categoria e a Prefeitura, garantindo ações com grande poder de indução de geração de oportunidades de trabalho aos natalenses.

Um outro exemplo dessa postura foi a conversa com representantes da Fecomércio e de entidades diretamente ligadas ao turismo (como ABIH e Abav) sobre uma parceria para viabilizar a implantação, a partir de novembro de 2019, de vos charters semanais oriundos da Holanda, numa ação que poderá trazer, por intermédio da operadora holandesa Corendon, cerca de 9 mil ao longo de seis meses de operação para a cidade e movimentar cerca de R$ 88 milhões na economia local.

A Zona Norte de Natal, mais precisamente o bairro de Lagoa Azul, também mereceu destaque em sua passagem pela Secretaria de Governo. No final de outubro, o prefeito de Natal, Álvaro Dias recebeu no Ministério das Cidades autorização para início de uma grande obra de saneamento integrado que prevê a drenagem e pavimentação de 300 ruas, a construção de três praças, um Centro de Referência em Assistência Social, duas escolas, duas quadras e dois ecopontos. “Essa era, sem dúvida, uma reivindicação antiga do nosso mandato e que nos deixa muito feliz por saber que logo será efetivado”, garantiu Fernandes.



Deixe um Comentário