Assembleia Legislativa do RN

Incidência de Câncer na região Seridó será debatida na Assembleia Legislativa

EVENTO ESTÁ SENDO PROPOSTO PELO DEPUTADO ESTADUAL, VIVALDO COSTA (PSD), COM BASE EM UM PROJETO REALIZADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Visando discutir a problemática do aumento da incidência de alguns tipos de Câncer, na população do Seridó, a Assembleia Legislativa, realiza Audiência Pública, amanhã (23), 14h, no Auditório Cortez Pereira.

O evento está sendo proposto pelo deputado estadual, Vivaldo Costa (PSD), com base em um projeto realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, em concomitância com a Liga Contra o Câncer. No projeto, foi realizado um mapeamento de mutações genéticas, identificadas a partir de consaguinidade, visto que, na região Seridó, há diversos casos de casamento entre parentes, gerando com isso, o aumento da incidência de alguns tipos de câncer.

O objetivo da Audiência Pública é discutir e buscar a melhor solução para a problemática, objetivando, a realização de mutirão de exames para diagnóstico precoce, dos diversos tipos de câncer, em especial, daqueles identificados no Projeto.

Foram convidados a participar da Audiência Pública, representantes da UFRN, Liga Contra o Câncer, prefeitos e secretários de saúde dos municípios do Seridó, além da professora Tirzah Braz, do Departamento de Biologia e Genética da UFRN, responsável pela pesquisa sobre “Polipose colônia hereditária na região Seridó”.


Deixe um Comentário