Geral

IDEMA promove seminário sobre erosão costeira em Natal

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Assessoria Técnica do órgão, realiza nesta terça-feira, 20/02, o Seminário “Erosão Costeira em Natal: causas, possíveis soluções e desafios para a gestão”. O evento reunirá especialistas para debater o processo costeiro desde a construção dos calçadões em Natal, alternativas de contenção de erosão, questões fundiárias e diversos pontos relevantes acerca do tema. O Seminário acontecerá no Hotel Ocean Palace, localizado na Via Costeira, das 14h às 18h.

“A erosão costeira no litoral do estado tem se acentuado nos últimos anos e é de fundamental importância a discussão do assunto para que medidas possam ser implantadas por todos os atores envolvidos. O Seminário contribui para que as informações dos especialistas sejam compartilhadas com a sociedade no sentido de buscar soluções viáveis para o controle da erosão costeira no nosso litoral”, afirmou a Assessora Técnica do Idema, Ana Marcelino.

Dentre os expositores do seminário, estão o Prof. Dr. Venerando Eustáquio Amaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Prof. Moyses Gonsalez Tessler e Clarissa Berlinger de Luca da Tetra Tech, empresa responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para o aterro hidráulico a ser implantado em Ponta Negra, Cássio Guilherme Rampinelli do Ministério da Integração Nacional, além de José Marcelo Ferreira Costa, Procurador da Procuradoria Geral do Estado.

“O evento é uma oportunidade de o Idema apresentar para a população de Natal as consequências resultantes da ocupação em áreas muito próximas às praias, que desconsideram a dinâmica costeira natural, e acentuam o processo erosivo. É importante que as pessoas tenham conhecimento desse processo instalado, não apenas em Ponta Negra e Via Costeira, mas também nas praias adjacentes”, ressaltou Ana Marcelino.

O Seminário é voltado para representantes dos setores públicos do Estado; do Município; empreendedores do setor de turismo; representantes dos condomínios das praias de Miami, Areia Preta, Praia do Meio; da sociedade civil organizada; Ministério Público Estadual (MPE); Ministério Público Federal (MPF); Procuradoria Geral do Estado (PGE); instituições de ensino e pesquisa, dentre outros.

Os interessados em participar do evento, podem entrar em contato pelo e-mail: daianaidema@gmail.com e anamarcelino.idema@gmail.com

Serviço:

Seminário “Erosão Costeira em Natal: causas, possíveis soluções e desafios para a gestão”

Data: 20/02/2018 (terça-feira)

Hora: 14h às 18h



Deixe um Comentário