Diversos

Hipopótamo em Natal é o primeiro do Brasil a receber próteses dentárias

ROBERTO FECCHIO É ESPECIALISTA EM ORTODONTIA VETERINÁRIA/ FOTO CLAUDIO MOURA

Residente no Aquário de Natal há dois anos, o hipopótamo Yago foi o primeiro animal da espécie a receber próteses dentárias de metal. Biólogo e um dos proprietários do aquário, Douglas Brandão explica que o procedimento foi necessário pois Yago criou um vício de roer as paredes do recinto onde vive e desgastou os dentes até a exposição do canal dentário.

“Ele sentia dor e não se alimentava corretamente. Foi então que resolvemos trazer profissionais de outros estados para cuidar dele”, disse o biólogo. Douglas explicou que os dentes dos hipopótamos nunca param de crescer e na natureza eles desgastam naturalmente com madeira e a comida. O tratamento exigiu planejamento de meses, com cerca de 20 profissionais envolvidos, entre médicos veterinários, biólogos, dentistas, protéticos e tratadores. Segundo Douglas, todo o tratamento custou cerca de R$ 25 mil.

A logística de trabalho exigiu modificações na estrutura do recinto para permitir o manejo do animal e minimizar riscos. Os hipopótamos, apesar de parecerem mansos nos desenhos animados, estão longe de serem assim. É o animal que mais mata pessoas na África.

Quando perguntado sobre a relação com o estresse, o biólogo ressaltou que a equipe faz de tudo para diminuir a reação. “Ele é como uma criança. Fazemos de tudo para diminuir o estresse. Colocamos brinquedos, pneus e brincamos com ele”, explicou.

O HIPOPÓTAMO YAGO, DO AQUÁRIO DE NATAL, GANHOU PRÓTESES DENTÁRIAS DE METAL/ FOTO CLAUDIO MOURA

Sobre o procedimento, Douglas explica que a anestesia de hipopótamos é uma das mais difíceis do mundo, com alto índice de mortalidade. A cirurgia, realizada em dezembro de 2016, durou cerca de quatro horas. Vinte e quatro horas após a cirurgia, Yago já se alimentava e se mostrava ativo. Nesta semana, as próteses caíram, mas o biólogo explicou que é normal. “Ele ficou bem mais feliz depois da cirurgia”, disse João Paulo, tratador do bicho.

João explica que a rotina de Yago envolve cuidados diários e muita comida. “Ele come 14kg de ração por dia. Também come frutas e um capim especial”, disse. No recinto, o bicho tem duas piscinas, brinquedos, como um pneu de trator, e árvores.

Yago nasceu no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (Zoo de Sorocaba), no estado de São Paulo em março de 2014. O hipopótamo é o 13º filho do casal de hipopótamos Yara e Yuri que estão juntos há 37 anos.

AQUÁRIO
O aquário fundado em 15 de janeiro de 1999 é uma empresa de iniciativa privada que possui como foco a preservação ambiental, o cuidado com a fauna (seja ela nativa ou não) e o trabalho voltado para a conscientização ambiental.

O local também oferece aos visitantes a possibilidade de mergulhos acompanhados de um instrutor de mergulho credenciado, em um grande aquário com mais de 260 mil litros de água salgada onde abrigam cinco tubarões da espécie Lixa (Ginglymostoma cirratum), uma tartaruga marinha Verde (Chelonia mydas), três Rêmoras (Echeneis naucrates) e outros peixes.

 

Fonte: G1


Deixe um Comentário