Natal

Grupo de Autocuidado da Unidade de Saúde de Nazaré discute prevenção a dengue

Foto: Reprodução

Esta semana ocorreu uma ação para o grupo de “autocuidado”, que é destinado a discutir questões de bem-estar físicos e psicológicos da comunidade atendida na Unidade de Saúde do Nazaré, no Distrito Sanitário Oeste.

O grupo de autocuidado é composto por vinte e oito participantes da comunidade que possuem doenças crônicas como hipertensão e diabetes e é coordenado por cinco agentes comunitários de saúde, uma médica, uma enfermeira e um dentista.

Na ocasião foram desenvolvidas discussões sobre prevenção à dengue e cuidado com os lixos residuais e limpeza.

Como didática os realizadores do encontro realizaram ações lúdicas. Os coordenadores do grupo deixaram o cenário do encontro sujo já para chocar os participantes do Autocuidado. Depois disso houve uma peça teatral abordando os ricos do acúmulo de lixo e sobre a dengue. Em seguida, o grupo participou de uma discussão sobre os assuntos e recebeu mais orientações sobre os demais.

Jean Carlos, que é agente comunitário de Saúde da Unidade de Saúde de Nazaré, destaca que “é muito importante discutir esses assuntos com nossos usuários. Assim transmitimos conhecimentos que eles irão multiplicar pra outros e assim criamos uma corrente de pessoas preparada para a prevenção. Assuntos como a dengue, limpeza e acúmulo de lixo precisam ser discutidos sempre, afinal nossa maior preocupação é a prevenção.”

Informações: Prefeitura do Natal


Deixe um Comentário