Sem categoria

Fim do recesso: como retomar a rotina de estudos?

ESPECIALISTA DIZ QUE ORGANIZAR O SONO É FUNDAMENTAL.

ESPECIALISTA DIZ QUE ORGANIZAR O SONO É FUNDAMENTAL.

Retomar a rotina de estudos depois de uma pequena pausa, como é o caso do recesso escolar, pode não ser uma tarefa fácil. Porém, a busca por uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pede que essa volta aos livros seja tirada de letra. Ainda mais restando pouco mais de 100 dias para a realização das provas.

De acordo com Giovana Andrade, que coordena os projetos educacionais do Complexo Educacional Contemporâneo, em Natal, algumas orientações podem facilitar esse retorno e permitir que o estudante recupere o quanto antes a dinâmica praticada nos dias anteriores ao descanso.

Segundo Giovana, organizar o sono é fundamental. “É importante dormir mais cedo, para que o organismo volte a se acostumar com os horários de aulas e estudos. Isso também vale para as refeições”, comenta a profissional. Ela também chama a atenção para o fato de que, no primeiro momento, o estudante não deve exigir de si uma retomada de 100% da rotina. “O ideal é que isso aconteça de forma gradual, aumentando a carga horária diária”, explica ela.

Como restam pouco mais de 100 dias para as provas, o estudante também deve aproveitar a volta do recesso para atualizar o seu plano de estudos, observando quanto do programa está pendente, e planejar as semanas restantes. Giovana Andrade lembra que pensamentos positivos são tão importantes quanto o conteúdo e destaca o papel da família e dos amigos nesse processo: “São os grandes motivadores”. As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.



Deixe um Comentário