Variedades

Exposição de bonsai é opção de lazer e entretenimento neste fim de semana no Cidade Jardim

O MESTRE BONSAISTA, JOSÉ MARTINS, ESTARÁ PRESENTE AO EVENTO TIRAR DÚVIDAS E DAR DICAS DE CULTIVO

Com início nesta sexta-feira, dia 9, prosseguindo até o próximo domingo, 11, está sendo realizada, no Shopping Cidade Jardim, uma exposição de Bonsai, promovida pela Associação Bonsai Nordeste, com apoio da Associação Nordestina de Bonsai.

Durante todo o fim de semana, ao longo do horário de funcionamento do shopping, os visitantes vão poder apreciar e comprar bonsais, produzidos por seis bonsaistas de Natal. Os expositores presentes também vão estar à disposição do público para esclarecer sobre a arte, tirar dúvidas e dar dicas de cultivo.

Para o bonsaista José Martins, que há 22 anos atua no setor, a prática cresceu muito no Rio Grande do Norte nos últimos dez anos, porém o mercado ainda tem espaço para ser expandido. “Queremos divulgar a arte do bonsai no nosso estado porque acreditamos que mais pessoas podem se identificar”, explica.

Para Martins, a prática do bonsai pode ser também uma arte, porque exige muito cuidado e dedicação contínua. “Basicamente, nós vemos uma planta ou paisagem na vida real e tentamos reproduzir em miniatura”, explica o bonsaista, que é um dos sócios-fundadores da Associação Nordestina de Bonsai (ANB) e realizador da exposição.

Sobre o Bonsai

A palavra “Bon-sai” (muitas vezes escrita de forma errada como bonzai ou banzai) é um termo japonês que, traduzido literalmente, significa “plantado em uma bandeja”.

Esta forma de arte é derivada de uma prática chinesa antiga de horticultura, parte da qual foi, então, reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês. Isto aconteceu há pelo menos mais de mil anos. O objetivo final de se cultivar um Bonsai é criar uma representação miniaturizada, porém realista, da natureza, na forma de uma árvore.

Na realidade, os Bonsais não são plantas geneticamente transformadas em anãs, sendo que qualquer espécie de árvore pode ser utilizada para se cultivar como Bonsai.


Deixe um Comentário