Educação

Escola potiguar incrementa grade curricular com programa internacional

O PROGRAMAÉ BASEADO NO LIVRO " oS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES". (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O PROGRAMAÉ BASEADO NO LIVRO ” oS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES”. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Foi-se o tempo do básico, do feijão com arroz da sala de aula, do português e matemática sem guarnições. Motivadas pela busca dos pais por diferenciais curriculares, escolas Brasil afora incrementaram suas grades e recorreram a programas renomados internacionalmente, a fim de responder essa demanda. A dinâmica se repetiu em Natal e foi dos Estados Unidos que veio uma das novidades já posta em prática.

O programa em questão é “O Líder em Mim”, ao qual o Complexo Educacional Contemporâneo, em Natal, aderiu recentemente. Com raízes norte-americanas e trazido para terras tupiniquins pelo grupo Abril Educação, sua proposta é baseada no livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen R. Covey, e entende a liderança como a chave para o sucesso.

Segundo a diretora da escola, Irany Xavier de Andrade, trata-se de um programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para crianças e adolescentes aprenderem como ser líder. “É um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores, fundamentado em teorias sérias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda a instituição escolar. É uma forma de fazer o que já era feito só que de um jeito melhor, com esse objetivo claro”, explica ela.

Irany também conta ser essencial o envolvimento da família nesse processo de formação de líderes, fazendo da convivência em casa uma extensão do que é trabalhado em sala de aula. “Um dos hábitos trabalhados, por exemplo, é a mentalidade ganha-ganha, que trata da busca por soluções que sejam reciprocamente benéficas para todas as partes e para isso os pais precisam estar diretamente envolvidos e em consonância com a proposta do programa”, argumenta a educadora.

Para Lisana Medeiros de Oliveira, mãe de Natália, de oito anos, a chegada do programa trouxe efeitos imediatos. “A Natália passou a priorizar as atividades de casa e fazê-las antes do lazer. Além disso, ela se tornou muito mais participativa nas atividades da escola e fora dela também. Um reflexo imediato”. Lisana está no grupo dos 80% dos pais que aprovaram “O Líder em Mim” nas 1.700 escolas onde o programa já acontece, no Brasil e em outros 35 países.



Deixe um Comentário