Geral

EMPARN prevê mais chuvas nas próximas horas no RN

Estão se confirmando as previsões dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) para o retorno das chuvas na segunda quinzena de março. Chove desde a noite de terça-feira (15) com mais intensidade em várias regiões do Estado e há possibilidade de que essas precipitações se prolonguem até sexta-feira (18).

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, ainda não é possível fazer uma previsão de médio prazo por conta da atuação do fenômeno El Niño, que atua com cerca 1,5ºC de anomalia, bloqueando a ocorrência de chuvas em vários municípios. Mesmo assim, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais próxima do Nordeste, provocando chuvas na região.

Nas últimas 24 horas, até a manhã desta quarta-feira (16), foram registradas chuvas em  17  postos pluviométricos monitorados pela EMPARN. Na mesorregião Oeste choveu em José da Penha, 22 milímetros (mm); Viçosa, 20mm e Água Nova, 16mm. Na mesorregião Central choveu mais forte em Carnaúba dos Dantas, 20mm e Acari, 8mm. No Agreste, em Campo Redondo, 16,4mm; Monte Alegre, 8mm e Japi, 6mm. No Leste, choveu em Natal, 61mm; Canguaretama, 23,5mm; Parnamirim (Base Física da EMPARN), 22mm e Senador Georgino Avelino, 19,3mm, entre outros municípios.

 Reunião dos Meteorologistas em Recife

A 1ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor leste do Nordeste, em 2016, está marcada para os dias 21 e 22 de março, na sede da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), em Recife. Representando o Rio Grande do Norte, participará o gerente de Meteorologia da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), Gilmar Bristot.  Durante o evento, os representantes das instituições federais e estaduais da região vão apresentar os seus estudos sobre o clima. No dia 22, o encontro será finalizado com a divulgação de um novo boletim de análise e previsão climática para os próximos meses.


Deixe um Comentário