Geral Sem categoria

Emater realiza oficina sobre Cadastro Ambiental Rural durante a 19ª Exponovos

ASSECOM/EMATER

A Emater-RN realizou, no último sábado (09), oficina sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), destinada a agricultores familiares de Currais Novos e municípios vizinhos. O evento integrou a programação da 19ª Exponovos, e teve como facilitadora a engenheira florestal da Emater, Ana Maria Cordeiro. A programação contou ainda com palestra realizada pelo servidor da Emparn, Guilherme Costa Lima, com o tema “Alimentação do rebanho na seca”.

Foram 50 participantes, oriundos de Currais Novos, Santa Cruz, Carnaúba do Dantas, Santa do Matos, entre outros municípios do Seridó. Para Rivadávia Faustino, criador de gado do Sítio Mulungu, em Monte das Gameleiras, participar da oficina é uma oportunidade imperdível. Ao lado do pai, Miguel Faustino, Rivadávia cria 25 cabeças de gado em seus 60 hectares de terra. São 54 anos de vida dedicados à criação animal.

Apesar da experiência, Rivadávia afirma que “aprender nunca é demais”, e por isso participa frequentemente das oficinas ministradas pela Emater na região. “A Emater nos ensina a melhorar as condições de criação, nos orienta sobre o uso correto da ração animal, a evitar doenças… vim hoje aprender sobre o Cadastro Ambiental Rural porque sei da importância que tem essa informação. Quem sabe das coisas não sofre”, diz Rivadavia.

“Sou grato a Renato (Renato Antônio da Silva, assistente de extensão rural da Emater-RN), que nos dá toda orientação de que precisamos. Através dele, fiz o Pronaf Mais Alimentos e recebi orientação sobre financiamento do Banco do Nordeste. Vim hoje para aprender ainda mais, agora com a Ana Maria”. Para Alex Fernandes, produtor de hortaliças, frutas e peixe do Sítio Guaí, também em Monte das Gameleiras, a motivação é a mesma: aprender. “No campo a gente sabe a prática das coisas, mas precisamos de orientação dos técnicos para regularizar burocraticamente nossa situação.

Fazer o Cadastro Ambiental Rural é deixar minha propriedade em dia”, afirma. CAR – Cadastro Ambiental Rural O Cadastro Ambiental Rural é um cadastro de propriedades e posses rurais, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e serve para identificar reservas legais e áreas de preservação permanente. Foi instituído pela Lei nº 12.651/2012, mais conhecida como Novo Código Florestal, e tem caráter obrigatório. Ele ajuda a formar base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é utilizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para monitorar e fiscalizar ações de desmatamento. A partir de 2017, a realização do CAR será critério obrigatório para a concessão de créditos rurais. Os produtores que fizerem sua inscrição no CAR podem receber perdão judicial no caso de alguns crimes ambientais, aliado a ações de recuperação e reflorestamento da vegetação nativa, determinadas a critério do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema-RN).


Deixe um Comentário