Geral

Detran/RN vai ser parceiro do movimento Setembro Cidadão

O movimento Setembro Cidadão vai conta com apoio do Detran/RN. Para isso a equipe técnica da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Órgão participou de uma reunião com os idealizadores do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), que ocorreu na segunda-feira (25), no auditório da Secretaria Estadual de Educação.

O encontro teve o objetivo de socializar as ações das instituições parceiras e dos diversos setores que vão atuar reforçando a campanha, que vem no sentindo de contribuir com a melhoria da educação brasileira. Nessa linha, o Detran/RN vai unir duas atividades importantes empregadas pela Órgão durante o mês de setembro, que é a Semana Nacional de Trânsito e o Setembro Cidadão.

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado brasileiro a ter um mês dedicado à cidadania. “Trânsito e cidadania têm tudo a ver e precisam ser trabalhados em conjunto”, ressaltou a coordenadora de Educação e Fiscalização do Detran/RN, Cinthia Rallyne. Setembro Cidadão O Probec nasceu da experiência vivenciada por mais de dez anos de trabalho e parceria entre o Juiz de Direito Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira. Apostando e contribuindo para a melhoria da educação brasileira, lançaram a proposta no sentido de criação do mês da cidadania. Encaminharam a ideia ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte para que se submetesse à Assembleia Legislativa o projeto de lei sobre esse tema.

A proposta foi aceita e aprovada pela Assembleia Legislativa a Lei complementar 494/2013, que instituiu o mês de setembro  no calendário oficial de eventos do RN, denominado Setembro Cidadão, fixando ainda, o dia 10 de setembro como o dia da educação cidadã no  Rio Grande do Norte.



Deixe um Comentário