Economia

Conta de luz vai ficar 15,61% mais cara no RN

AUMENTO PASSA A VIGORAR A PARTIR DO DIA 22 DE ABRIL.(FOTO: ALDAIR DANTAS)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do setor elétrico no país, definiu na manhã desta terça-feira (17),  as novas tarifas a vigorar a partir do dia 22 de abril para a área de concessão da Cosern.

O índice médio da Revisão Tarifária anunciado pela Aneel foi de 15,61%. Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o reajuste médio será de 14,88%. A variação para os clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 17,47%.

As tarifas serão revisadas a partir de 22 de abril, mas os clientes começarão a receber as contas com esses valores somente um mês depois, devido ao intervalo entre o consumo e sua leitura, faturamento e entrega. No mês de maio as contas serão faturadas com tarifas proporcionais considerando a data da revisão e das leituras.

Este ano, a Cosern está passando pela Revisão Tarifária, processo realizado periodicamente pela Aneel em todas as distribuidoras de energia elétrica do país. No Rio Grande do Norte, ela ocorre a cada cinco anos, conforme contrato de concessão, estabelecido entre a Cosern e a União.

No processo de Revisão Tarifária, são levados em conta pela Aneel as mudanças ocorridas nos custos e no mercado das empresas, a eficiência da distribuidora em relação às demais e ao volume de investimentos realizados pela concessionária.


Deixe um Comentário