Sem categoria

Conselho Municipal de Tecnologia realiza primeira reunião ordinária

OS MEMBROS DO CMCTI PRESENTES À REUNIÃO RESSALTARAM A INICIATIVA DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) realizou na quinta-feira (10/05), na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Agnelo Alves, a primeira de suas reuniões ordinárias, que acontecerão mensalmente.

“Na ocasião, apresentamos a estrutura de Ciência,Tecnologia e Inovação do município de Parnamirim e discutimos as tratativas iniciais do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória, a ser instalado em espaço cedido pelo Comando da Aeronáutica, através da ALA-10, na área onde funcionou o Aeroporto Internacional Augusto Severo”, disse o Assessor Especial de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dario Medeiros.

Entre outros assuntos pautados na reunião, esteve a apresentação da Lei Complementar Nº 0128, de 27 de dezembro de 2017, que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – CMCTI e o Fundo Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação – FMACTI.

Além disso, foi apresentada a Lei Complementar nº 119/2017, que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais a empresas de Tecnologia da Informação e a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) integrantes de Parque Tecnológico, localizadas no Município de Parnamirim.

A reunião conduzida pelo Secretário de Planejamento e Finanças, Giovani Junior, Presidente do Conselho e Dario Medeiros, Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, contou com a presença de doze dos dezesseis membros indicados e empossados, pelo Sr Prefeito Rosano Taveira, em solenidade no dia 03 de maio passado.

Durante o evento, o Presidente do CMCTI, Giovani Junior, traçou uma linha histórica do município de Parnamirim desde seu nascimento com a aviação francesa até os dias atuais.

“Não há mais espaço para voltar ao passado, e sim, para planejar um futuro baseado na geração de riquezas através do estímulo à Ciência, Tecnologia e Inovação, que propicia a geração de de serviços e produtos com alto valor agregado”, disse o Presidente do Conselho, Giovani Júnior.

Os membros do CMCTI presentes à reunião ressaltaram a iniciativa da atual gestão municipal em criar no município de Parnamirim, um ecossistema favorável a ciência, tecnologia e inovação e uma política de estado.

“Em nome da Reitora da UFRN, quero parabenizar o município de Parnamirim por tão nobre corajosa e certa iniciativa, que certamente trará enormes resultados no futuro”, disse o Professor Jorge Tarcísio, membro da UFRN no Colegiado.

“Percebo a sinergia que está acontecendo entre o Poder Público, a Academia e o Setor Produtivo, fator essencial para se promover desenvolvimento. Tenho a convicção que Parnamirim se destacará uma vez mais e será exemplo para outros municípios”, reforçou o Professor da UFRN, Jorge Tarcísio.

“O setor industrial se entusiasma com iniciativas na área de Ciência e Inovação alavancadas pelo setor público. O projeto de Parnamirim pode dar muito certo, estou impressionado com a sinergia do conselho”, disse Ricardo Valença Gomes, representante da FIERN no colegiado.

 

PRESENTES À PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CMCTI

Representando o Poder Executivo

•    SEMAS – THIAGO EMANUEL RODRIGUES SOARES
•    SEMEC – PEDRO GOMES DA SILVA

Representando o seguimento acadêmico e suas fundações de fomento e pesquisa

•    IFRN – RODRIGO SIQUEIRA MARTINS

*    UFRN – JORGE TARCÍSIO DA ROCHA FALCÃO
•    Faculdade Maurício de Nassau – Parnamirim – JEAN GLEYSON FARIAS MARTINS
•    FUNPEC – GUMERCINDO FERNANDES DE AMORIM FILHO
•    FUNCERN – EMERSON JOSÉ ALVES CORTEZ

 

Representando o seguimento industrial, empresarial e comercial

•    FIERN – RICARDO VALENÇA GOMES
•    FECOMERCIO/RN MARCUS ANTÔNIO GUEDES VASCONCELOS FONSECA
•    SEBRAE/RN – JOÃO BOSCO CABRAL FREIRE

Representando o seguimento militar

•    COMAer – ALA 10 – Dr. MARCO AURÉLIO NUNES DA SILVA



Deixe um Comentário