Natal

CNJ irá julgar processo contra desembargador do TJ-RN no caso da padaria Mercatto

DESEMBARGADOR DILERMANDO MOTTA.(FOTO: DIVULGAÇÃO)

DESEMBARGADOR DILERMANDO MOTTA.(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Por unanimidade, o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a avocação do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que tramita no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) contra o magistrado Dilermando Motta. O pedido de avocação foi feito pela corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi.

O TJRN constatou indícios de infração disciplinar praticada pelo desembargador e determinou a instauração do PAD. No entanto, após a instauração do processo, sete dos 15 desembargadores da Corte se declararam suspeitos para atuar no caso. O presidente do tribunal acolheu então questão de ordem referente à ausência de quórum para processamento do feito, o que motivou a decisão da Corregedoria Nacional de Justiça de pedir a avocação do processo para o CNJ.

O voto da ministra Nancy Andrighi lembra que o Regimento Interno do TJRN veda a convocação de juiz para compor o quórum do Tribunal quando se tratar de matéria disciplinar relativa a desembargador. Com a aprovação da avocação pelo plenário do CNJ, o processo será agora redistribuído a um dos conselheiros, a quem caberá instruir e apresentar voto para julgamento do processo pelo plenário.

RELEMBRE O CASO

O desembargador Dilermando Mota se envolveu em confusão na padaria Mercatto, na zona sul de Natal, no do dia 29 de dezembro de 2013 , quando teria ameaçado um funcionário da padaria por não tê-lo atendido imediatamente. Ao perceber o episódio, um cliente saiu em defesa do funcionário, que era um garçom,  e começou então uma discussão com o desembargador. Outras pessoas acabaram entrando na discussão, que só acabou quando o magistrado acionou viaturas policiais para prender o cliente. Na época do ocorrido, o caso foi amplamente divulgado nas redes sociais por meio de um vídeo gravado no momento da discussão.

Agência CNJ de Notícias



Deixe um Comentário