Diversos

Alexandre Pires, Carlinhos Brown,Titãs e Ricardo Chaves são algumas das atrações do Carnaval de Natal; confira a programação completa

PREFEITO ÁLVARO DIAS FAZ LANÇAMENTO OFICIAL DA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE NATAL 2019. (FOTO: ALEX REGIS)

Consolidado, o Carnaval de Natal chega com uma programação diversificada, contemplando as quatro regiões da cidade. Subirão aos palcos montados em seis polos (Ribeira, Ponta Negra, Petrópolis, Redinha, Centro Histórico e Zona Oeste) artistas locais e nacionais do calibre de: Roberta Sá, Alexandre Pires, Margareth Menezes, Antônio de Pádua, Paralamas do Sucesso, Titãs, Monobloco, Ricardo Chaves, Casuarina, Banda Grafith, Sidney Magal, Cavaleiros do Forró, Capilé, Circuito Musical e Carlinhos Brown, que fará a abertura oficial da folia, no dia 28 de fevereiro, no tradicional Baile de Máscaras do Atheneu. O lançamento da programação foi feito pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pelo secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, na manhã desta quarta-feira (06). Os investimentos chegam a quase R$ 5 milhões com recursos do município e da iniciativa privada.

Serão mais de 300 músicos se apresentando nos palcos ao lado das atrações nacionais. Nas bandas de frevo e orquestras pé no chão serão outros 1.500 músicos animando a folia nos quatro cantos da cidade. A contratação de artistas locais em seus diversos estilos e gêneros representa mais de 90% da programação do Carnaval Multicultural de Natal.

O edital para bandas de frevo selecionou e apoiou financeiramente orquestras para acompanhar blocos e troças, além do fomento às Escolas de Samba, Tribos de Índios, Rei, Rainha, Corneteiro, Figurinista e Coordenador. A Prefeitura do Natal contrata também atrações musicais consolidadas e revelações da nossa música para os palcos dos Polos Multiculturais, totalizando uma média de 300 artistas contratados. Na categoria Bandas de Frevo foram selecionadas 37 para atender os blocos tradicionais e polos. São bandas que vão até 50 músicos cada e tocam em mais de Polo no mesmo dia. Somente nessa modalidade são 1500 músicos animando o Carnaval nas ruas. O processo de seleção pública contempla também escolas de samba, tribos e grupos folclóricos.

Os foliões, artistas e produtores tem a disposição toda a logística e infraestrutura com Segurança e Mobilidade. A logística e investimento que fazem o Carnaval de Natal um projeto de sucesso vão desde a contratação de ambulâncias, brigadistas, banheiros químicos, seguranças particulares, estruturas de gradeamento, sonorização, iluminação, palcos e camarins. Além da atuação das Secretarias de Mobilidade, Limpeza Urbana, Guarda Municipal, Proteção ao Consumidor, Iluminação Pública adicional, articulação institucional com as Polícias Militar e Civil para dar segurança aos foliões e agremiações carnavalescas.

O prefeito Álvaro Dias celebrou o lançamento do carnaval 2019 e projetou que esta será a maior e melhor edição dos últimos anos. Para o chefe do executivo municipal, a implementação de investimentos na área cultural representa a valorização dos artistas locais e suas produções, bem como gera um forte impacto positivo na economia da cidade: “Pesquisas comprovam que a cada um real investido pelo poder público na promoção de eventos como o carnaval, doze reais retornam aos cofres públicos. Isso é muito importante. Ganha do vendedor ambulante ao dono de hotel. O carnaval de Natal é uma realidade e cresce a cada ano. Como prefeito, tenho orgulho de proporcionar essa festa para a população da nossa cidade que merece. Não tenho dúvidas que a edição deste ano será um sucesso”, asseverou.

Dácio Galvão informou ainda que este ano o carnaval ganhou mais um polo carnavalesco com o acréscimo da zona Oeste, mais precisamente no bairro Nazaré. “Essa era uma demanda dos últimos anos e o prefeito Álvaro Dias, mostrando muita sensibilidade e atendendo a um apelo dos moradores da região determinou a criação do polo. Estamos muito felizes e a nossa expectativa é a melhor possível. O carnaval de Natal ganhou vida própria, essa fórmula implementada há alguns anos mostrou-se acertada e com pequenos ajustes vamos realizar um grande carnaval”, pontuou.

As projeções do setor de turismo da capital potiguar também são bem otimistas. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN, José Odécio, acompanhou o lançamento da programação e comentou como eventos desse porte contribuem para o incremento da economia local: “Esperamos uma ocupação de 90% da nossa rede hoteleira e o carnaval contribui muito para a conquista dessa meta. Os visitantes são atraídos pelo evento e nós podemos trabalhar os pacotes turísticos para todos aproveitarem a festa. A Prefeitura está de parabéns”.

PROGRAMAÇÃO

Polo Petrópolis

O Carnaval em Natal começa oficialmente na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, com o tradicional Baile de Máscaras, no Largo do Atheneu, ao som de Nara Costa (20h) e Carlinhos Brown às 22h. Na sexta-feira, dia 1, tem Xaranga do Riso (17h30), o 3º Concurso Dozinho de Marchinhas Carnavalescas a partir das 19h30 e Orquestra do Maestro Papão às 21. E o show principal da noite será com o Quinteto Violado, às 22h.

No sábado a folia segue com Arquivo Vivo (20h) e Casuarina às 22h. No domingo tem Jaina Elne abrindo a noitada às 20h e Roberta Sá no show principal, às 22h. A folia não para e na segunda é a vez de Rodolfo Amaral (20h) e Antônio Nóbrega às 22h. E na terça a Banda do Submarino Amarelo às 20h e Monobloco às 22h.

Polo Ponta Negra

A folia começa na sexta-feira (1) com Leão Neto às 20h e Paralamas do Sucesso às 22h. No sábado (2) tem Luizinho Nobre (20h) e o mais pedido pelo público Ricardo Chaves, às 22h. No domingo (3) é a vez de Du Souto (20h) e Titãs às 22h. Na segunda o suingue da Banda Dubê (20h) e Alexandre Pires às 22h. Na terça tem Pedro Lucas a partir das 20h e Margareth Menezes às 22h.

Polo Redinha (Buiú)

A folia na Zona Norte mantém a tradição de dois palcos. No palco do Largo do Buiú na sexta-feira (1) tem Wagner Buchexa (revelação) a partir das 21h e Priscila Braw às 22h. No sábado é a vez de Alphorria (22:00) e Cavaleiros do Forró (meia noite). No domingo tem Carol Sant’Anna (21h) e Grafith, às 23h. Na segunda-feira é a vez de Kanelinha (21h) e Iggor Dantas às 22h. E na terça-feira tem Dani Cruz (21h), Orquestra Greiosa (23h) e Sueldo Soares às 0h30.

Palco Cruzeiro

A folia começa também na sexta-feira (1) com Josy Ribeiro às 20h e Dodora Cardoso às 22h. No sábado (2) tem Litto Lins (revelação) a partir das 21h e Família Pádua às 22h. No domingo é a vez do talento de Gabriel Ciríaco (revelação) a partir das 21h e Yrahn Barreto às 22h. Na segunda (4) é a vez de Canguleiros (revelação) às 21h e a Banda Velhos Carnavais, às 22h. E na terça tem Batukedô (revelação) às 21h com Ivando Monte às 22h.

Polo Centro Histórico

Tradicional reduto da boemia, cultura e história de Natal, o Centro Histórico reúne atrações variadas de artistas potiguares e nacionais. A folia começa já na sexta-feira (1) com Quarteto Linha (20h) e Ana Tomaz no sábado, às 20h. No domingo tem Laryssa Costa abrindo a tradição do Desfile das Kengas e a partir das 21h tem o inédito show de Sidney Magal no Carnaval de Natal. Na segunda tem a potência de Leão de Judá a partir das 20h e na terça Skarimbó

Polo Zona Oeste

Novidade na edição do Carnaval em Natal, o Polo Zona Oeste refirma sua força e passa de prévia carnavalesca a fazer parte oficial do Carnaval a partir deste ano. A folia começa no sábado (2) com Frevo do Xico (16h) e Circuito Musical no pranchão, às 17h30. Na sequência Don Cardoso e Seus Metais às 19h e Cavaleiros do Forró às 21h30. No domingo é a vez de Nana Neném (19h) e Capilé (21h30). E na segunda-feira tem Luizinho Nobre às 19h e a alegria de Almir Rouche a partir das 21h30.

ESCOLAS DE SAMBA

Águia Dourada

Asas de Ouro

Balanço do Morro

Batuque Ancestral

Confiança no Samba

Grande Rio do Norte

Imperatriz Alecrinense

Império do Vale

Malandros do Samba

União do Samba

Tribos de Índios

Apaches

Gaviões Amarelo

Guaraci

Mobralino Mapabu

Tabajara

Tupi Guarani

BLOCOS CARNAVALESCOS CONTEMPLADOS PELA LEI DE INCENTIVO DJALMA MARANHÃO

POLO PETRÓPOLIS: (PRÉVIAS)

1 – Me leva mamãe

2 – Rebola Raba

3 – Segura que deu onda

4 – Kd Xoxó

5 – Nem se acaba nem fica pouco

6 – Enquanto Campos corre Sales caminha

7 – Se parar eu caio

8 – Bora bola

POLO PONTA NEGRA: (PRÉVIAS)

1 – Suvaco do Careca

2 – Aponta

POLO CIDADE ALTA: (PRÉVIAS)

1 – Carnasinsp

OUTRAS PRÉVIAS

1 – É pequeno mas cresce

2 – Bloco infantil Pipoca e Picolé

BLOCOS CARNAVALESCOS

POLO PONTA NEGRA: (período carnavalesco)

1 – A Banda

2 – Suvaco do Suvaco

3 – Se brincar eu pego

4 – Banda da Praia

POLO PETRÓPOLIS: (período carnavalesco)

1 – Petrópolis Folia

2 – Palco das Marchinhas

3 – Submarino Amarelo

4 – Submarino Amarelo

BLOCOS CARNAVALESCOS

POLO PONTA NEGRA:

1 – Suvaco do Careca

2 – Bode Expiatório

3 – Cores de Krishna

4 – Aponta

5 – Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens

POLO REDINHA:

1 – Os Cão da Redinha

2 – As Raparigas

3 – Baiacú na Vara

4 – Sem preconceito eu vou

5 – Banda do Siri

6 – Galo da Praia

7 – Vice-Versa

8 – Do Seu Boga

9 – Filhos de Zâmbi

10 – Troça do Carcará

POLO ROCAS:

1 – Piabinha

2 – Tô Dentro da 3ª Idade

3 – Os Grávidos

4 – Pinto Pelado

5 – Q’Fuxico

6 – Cabeça de Galo

7 – As Guerreiras

POLO CIDADE ALTA:

1 – As Kengas

2 – Galo dos Pertubados

3 – Zé Reeira

4 – Nazi vai a Ribeira

5 – Maria Bonita

6 – Fuleragem Carnavalesca

7 – Boi Misterioso

8 – Ninguém se Entende

OUTROS:

1 – Psyu

2 – B-10

3 – Cheiro de Alecrim

4 – Big Ryder

5 – Banda Carcará

6 – Carnapetinga

7 – Praia do Meio Folia


Deixe um Comentário