Diversos

Cantor de Barão de Cocais\MG usa forró para relatar drama de barragem

Em meio à apreensão causada pelo risco de rompimento da barragem da Vale em Barão de Cocais, a 93 km de Belo Horizonte, um morador da cidade recorreu ao forró para mostrar o que sente e relatar o drama vivido pela população.

Em um vídeo que começa a se espalhar pelas redes sociais, Isael Gomes, de 55 anos, se coloca a frente de um teclado e faz a dedicatória: “eu resolvi fazer esta canção para todos os mineiros, repórteres, policiais e bombeiros”.

Já no primeiro verso da canção, ele conta como o drama é percebido pelos moradores da região: “A barragem de Barão tá virando uma novela. O povo tá com medo de morrer por ela”.

Letra da Música

“A barragem de Barão tá virando uma novela
O povo tá com medo de morrer por ela
Aí veio o repórter, com respeito e educação
Está monitorando a barragem de Barão
Está monitorando a barragem de Barão

Eu fiquei aflito, comecei a rezar
O quê que a gente faz se a barragem estourar?
O quê que a gente faz se a barragem estourar?

Eu comecei correr com grande desespero.
Veio um policial e até o Corpo de Bombeiros

Eu fiquei aflito, comecei a rezar
O quê que a gente faz se a barragem estourar?
O quê que a gente faz se a barragem estourar?

Eu comecei correr com grande desespero.
Veio um policial e até o Corpo de Bombeiros”

Com informações: R7

Reprodução\Google Maps

Entenda a situação

Taludes são planos de terreno inclinados, espécies de paredões que cercam a chamada cava da mina, ou seja, a escavação no terreno. O talude serve para garantir a estabilidade do terreno escavado. Sua queda pode provocar o rompimento de uma barragem, seja ao atingi-la, seja pela vibração no terreno decorrente da queda. No caso da mina de Gongo Soco, a barragem Sul Superior está a pouco mais de um quilômetro de distância do talude que ameaça ruir em breve. Ela fica em torno de um lago de água represada, a 1,5 km da barragem Sul Superior.

A mineradora Vale informou na manhã desta sexta-feira, 31, que uma parte do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), se desprendeu durante a madrugada. Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, não há indícios de que o incidente tenha causado danos à estrutura da barragem.

A Vale anunciou último dia 13, que parte de um paredão que fica na mina Gongo Soco está se movimento e vai desmoronar a qualquer momento. A estrutura conhecida como talude serve para conter o terreno. Relatórios da mineradora alertam para a possibilidade da vibração provocada pela queda do talude afetar a barragem e causar uma nova tragédia como as de Brumadinho e Mariana. Contudo, laudos técnicos não conseguem afirmar se isso de fato vai acontecer.

Em nota, a Vale afirmou que os fragmentos do talude que se soltaram nesta madrugada se acomodaram no fundo da cava. A empresa assegurou que as primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, reforçando as estimativas de que o desprendimento do paredão ocorra “sem maiores consequências”.


Deixe um Comentário