Economia

Bovespa fecha em alta, no maior patamar em mais de um ano

O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira (13), no maior nível desde maio do ano passado, apoiada no avanço das ações dos bancos, mas o declínio dos papéis da Petrobras impedia recuperação mais firme.

O Ibovespa subiu 0,63%, a 54.598 pontos. Veja a cotação. A última vez que a bolsa fechou acima desse patamar foi no dia 25 de maio de 2015, aos 54.609 pontos.

Na semana a bolsa subiu 2,74%. No acumulado de julho, o índice teve valorização de 5,77%. No ano de 2016, avançou 25,9%.

As ações preferenciais da Petrobras recuaram 0,56%. As da Vale avançaram 1,43%. Itaú avançou 2,06% e Bradesco 1,88%.

Profissionais do mercado não apontaram um fator específico para a melhora, mas citaram que a expectativa de novos estímulos pelo Reino Unido e Japão e sinais positivos da economia norte-americana seguem alimentado o apetite a risco, segundo a Reuters.

O banco central britânico anuncia na quinta-feira decisão sobre juros e a expectativa é de que leve os custos dos empréstimos para uma nova mínima. No exterior, o preço do petróleo recuavam fortemente pressionado por dados de estoques da commodity dos EUA, enquanto os pregões em Wall Street ensaiavam tomar fôlego.

Também no radar estava relatório do Barclays cortando a recomendação dos papéis ON para “underweight” ante “equal weight” e das PNs para “equal weight” ante “overweight”.

No exterior, praças acionárias mostravam ganhos, ainda amparadas em expectaivas de estímulos econômicos, com resultados corporativos no radar. O petróleo, por sua vez, recuava após alerta da Agência Internacional de Energia e dados de estoques.

No Brasil, a Câmara dos Deputados elegerá nesta quarta-feira o novo presidente da Casa para suceder o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou em meio a diversas denúncias de corrupção e de um processo que pede a cassação de seu mandato.

Véspera
Na véspera, o Ibovespa subiu 0,55%, a 54.256 pontos. Foi o patamar mais alto desde o dia 28 de abril, quando a bolsa fechou aos 54.311 pontos.

UOL



Deixe um Comentário