Economia

Atacadistas potiguares devem marcar presença no encontro nacional do setor, em São Paulo

O EVENTO ACONTECE ENTRE OS DIAS 08 E 10 DE AGOSTO. (DIVULGAÇÃO)

O EVENTO ACONTECE ENTRE OS DIAS 08 E 10 DE AGOSTO. (DIVULGAÇÃO)

A Associação dos Distribuidores Atacadistas do Rio Grande do Norte (ADARN) e o Sindicato do Comércio Atacadista do RN estão montando uma comitiva de empresários do segmento da chamada Cadeia do Abastecimento para participar, entre os dias 8 e 10 de agosto, do Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento (Enacab), que será realizado em paralelo com a 36ª Convenção da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), em São Paulo.

O encontro marcará os 35 anos da ABAD e será o maior do setor dos últimos anos, reunindo representantes da indústria, dos agentes de distribuição e do varejo independente. O formato deste ano é inédito e surgiu da necessidade de alinhamento estratégico entre os diversos elos da cadeia, buscando a geração de novos negócios e o incremento da competitividade e da produtividade do setor em face do atual cenário econômico vivido pelo país.

O evento ocupará uma área de 12 mil metros quadrados do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Centro de Exposições Imigrantes). O local foi totalmente remodelado, com um aporte de mais de R$ 400 milhões em investimentos por parte da operadora GL Events, e tornou-se um dos mais modernos centros de convenção do Brasil.

“A nossa proposta é promover o alinhamento estratégico de toda a cadeia do abastecimento do Canal Indireto, incrementando ainda mais a participação da indústria e dando especial atenção ao relacionamento do setor com seu principal cliente, o pequeno e médio varejo independente”, afirma o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.

Para Oscar Attisano, superintendente executivo da associação, esse é o momento de valorizar o pequeno e médio varejo de vizinhança. “A programação do ENACAB está bastante focada no varejo alimentar independente, principal cliente dos agentes de distribuição, que movimentam 52% de tudo o que é comercializado no mercado mercearil nacional”, afirma, lembrando que o país possui mais de 1 milhão desses pontos de venda.

O bom relacionamento com o fornecedor é um dos aspectos cruciais do bom resultado do varejo de vizinhança, que oferece proximidade e conveniência ao consumidor de todas as faixas socioeconômicas. Agora, com a retração do poder de compra e o endurecimento do mercado, essa parceria torna-se ainda mais estratégica.

Estandes

A feira que integra o ENACAB – considerada a melhor feira de negócios do Brasil pelos próprios visitantes – ocupará 12 mil m2 do São Paulo Expo, espaço planejado para receber estandes de cerca de 150 fornecedores de produtos, serviços e equipamentos. Grandes empresas como Mondeléz, Nestlé, Still, Pitú, Florestal, Italac, Docile, M. Dias Branco, Marco Boni e PC Sistemas já confirmaram presença. A expectativa é gerar mais de R$ 20 bilhões em negócios.

Durante a feira, o varejista poderá visitar uma Loja Modelo completa, da recepção de produtos do fornecedor na retaguarda até a consumação da venda pelo caixa. O objetivo, ao simular o dia a dia de um estabelecimento, é mostrar ao varejista como adotar boas práticas e garantir maior rentabilidade, mesmo em uma loja de pequenas dimensões.

Ao lado da Loja Modelo, o varejista e o agente de distribuição também vão conhecer o Centro de Distribuição do Futuro. O CD, que será montado com o apoio da indústria, apresentará toda a logística de distribuição e armazenamento. A proposta é mostrar como ele funciona e o que fazer para torná-lo eficiente.

Mais informações sobre como participar da comitiva potiguar podem ser obtidas pelo telefone 3207 1801. Mais detalhes sobre o Enacab podem ser obtidos no site www.enacab.com.br⁠⁠⁠⁠


Deixe um Comentário