Geral

Associação comercial revitaliza galeria de ex-presidente e faz homenagem dando o nome do empresário Antônio Gentil

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL REVITALIZA GALERIA DE EX-PRESIDENTES E FAZ HOMENAGEM DANDO O NOME DO EMPRESÁRIO ANTÔNIO GENTIL

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL REVITALIZA GALERIA DE EX-PRESIDENTES E
FAZ HOMENAGEM DANDO O NOME DO EMPRESÁRIO ANTÔNIO GENTIL

O empresário potiguar Antonio Gentil será homenageado nesta segunda-feira (25), e solenidade a acontecer às 18h, na sede da Associação Comercial do Rio Grande do Norte, por ocasião da inauguração da Galeria dos Ex-presidentes daquela entidade, que passa a adotar seu nome. A restauração da Galeria de Ex-presidentes era uma das metas do atual presidente da Associação Comercial, empresário Itamar Manso Maciel. O espaço foi totalmente recuperado, valorizando ainda mais a história do comércio potiguar.

Para o homenageado Antonio Gentil emprestar seu nome à Galeria de Ex-presidentes d Associação Comercial é motivo de honra. "Dar nome à galeria de ex-presidentes desta casa, instituição de importância centenária e histórica para a vida social, econômica e política do meu estado, envaidece e engrandece não só a mim, mas a toda minha e tão cara família ", disse.

Antonio Gentil presidiu a Associação Comercial nos anos de 1996 a 1998. Promoveu uma total revitalização das instalações físicas da entidade, reposicionou a representatividade e fez várias parcerias com instituições nacionais e internacionais voltadas ao empreendedorismo. Foi na gestão de Gentil que a centenária entidade do comércio realizou uma Convenção Nacional das Associações Comerciais do Brasil com cerca de mil participantes, além de vários ciclos de palestras com foco na melhoria do varejo. Buscando contribuir com a cultura e a revitalização do bairro da Ribeira, a Associação Comercial implantou o projeto "Quinta da Boa Música", com a apresentação no seu pátio de artistas locais e que contava com grande público.

A Associação Comercial é a mais antiga entidade de classe do Rio Grande do Norte. Foi fundada no ano de 1892, por empresários locais que comungavam do ideal comum de defesa da livre iniciativa, tendo como modelo as câmaras de comércio existentes na Europa e Estados Unidos. A entidade ocupa o atual prédio na Avenida Duque desde 19 de abril de 1944. A sede já foi denominado de Palácio do Comércio, mas hoje se chama Casa do Empresário. O empresário Itamar Manso Maciel Junior é o atual presidente e em seu segundo mandato.

A Associação teve como seu primeiro presidente o empresário Fabrício Gomes Pedroza que foi sucedido por mais outros 29 presidentes: Avelino Alves Freire, Romualdo Lopes Galvão, Francisco Cascudo – pai de Câmara Cascudo -, Fabrício Gomes Pedrosa, Alfredo Lira, José Mesquita, José Lagreca, Mário Freire Marinho, Manoel Gurgel do Amaral, Aldo Fernandes Raposo de Melo, Francisco Porto dos Santos, Epifânio Dias Fernandes, José Cavalcante Melo, Francisco Dantas Guedes, Raimundo Nonato da Costa, José Fernandes Martins, Walter Byron Dore, João Olímpio Filho, Alcides Araújo, Airton Soares Costa, Ronald Gurgel, Carlos Roberto Melo de Andrade, Ronaldo Silva de Resende, Antonio Gentil, Ronaldo Ribeiro de Azevedo, José de Anchieta Costa, Nilson Tavares Morais, Sérgio Roberto de Medeiros Freire e Itamar Manso Maciel Júnior.


Deixe um Comentário