Esporte

Alunos de Fisioterapia oferecem atendimento gratuito durante Corrida Maio Amarelo

SERÃO OFERECIDOS AO PÚBLICO ORIENTAÇÕES E ATENDIMENTOS PÓS-CORRIDA

O novo evento do calendário esportivo da capital potiguar, a Corrida Maio Amarelo, ocorre neste sábado (26), e contará com atendimentos fisioterápicos gratuitos realizados por alunos do curso de Fisioterapia da faculdade Estácio. A concentração, na Praia do Forte, será às 15h, sendo a largada às 16h – para um percurso de 4 km. O evento faz parte da programação do mês de prevenção ao acidente de trânsito.

De acordo com o professor do curso de Fisioterapia, Anderson Rodrigues, que é especialista em Fisioterapia Desportiva e orientará os alunos durante a ocasião, serão oferecidos ao público orientações e atendimentos pós-corrida, que envolvem massagem com gelo, massagem desportiva e uma série de alongamentos.  “Esses alongamentos serão realizados com o objetivo de minimizar possíveis lesões que possam ocorrer devido à corrida, bem como dores musculares”, explica.

A corrida de rua é um esporte amador que ganha cada vez mais adeptos em Natal. No entanto, por ser uma modalidade de fácil execução e baixo custo, os praticantes tendem a exercer essa atividade sem orientação profissional, o que pode ocasionar em graves lesões musculares por causa de uma prática inadequada.

Segundo Rodrigues, os principais erros dos iniciantes no esporte é não procurar um médico para avaliar as condições de saúde antes de começar a corrida, nem fazer um planejamento para a prática do esporte. “Questões básicas como um tênis adequado ao corpo são fundamentais na prática do esporte. Às vezes a pessoa tem um calçado de boa qualidade, mas não é o ideal para a sua pisada e peso”, explica. Outro erro é se arriscar a correr longas distâncias sem um preparo físico antecipado.

Estas falhas vão refletir no corpo. Como consequência da prática inadequada do esporte, podem ocorrer lesões em ligamentos musculares, dores, desconfortos, podendo chegar a se agravar com tendinites, entorses nos tornozelos e até fraturas por estresse. “O indicado é que a pessoa interessada em praticar a corrida procure um profissional da Fisioterapia ou da Educação Física para que o auxilie e oriente no esporte”, coloca o professor.

Corredores em Natal

A corrida de rua é uma atividade essencialmente aeróbica, mas que necessita de uma musculatura forte. Este esporte pode melhorar a qualidade de vida, à medida que auxilia no controle do peso corporal e aperfeiçoa o desempenho físico. Em Natal, alguns locais já se consagraram como os preferidos para a prática, como por exemplo, a Via Costeira, a Av. Roberto Freire, o Parque das Dunas e o Parque da Cidade. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), inclusive, reserva espaços para os corredores em pontos específicos da cidade. Trechos da Rua Campos Sales, da Av. Alexandrino de Alencar, e a Av. Paulistana, esta na Zona Norte, possuem faixas exclusivas para os esportistas.



Deixe um Comentário