OAB;OAB/RN

Aldo Medeiros projeta OAB “moderna, independente e atuante” em lançamento da Chapa 30

ALDO MEDEIROS CONCLAMOU OS ADVOGADOS PRESENTES A SE ENGAJAREM NO PROJETO DE FAZER A OAB/RN RETOMAR O PROTAGONISMO PERDIDO NA SOCIEDADE POTIGUAR. (FOTO: ALÉX RÉGIS)

O marco de uma nova etapa para a advocacia potiguar. Este foi o sentimento reinante no evento que lançou, na noite desta quinta-feira (8), as candidaturas de Aldo Medeiros e da Chapa 30 à direção da OAB/RN pelo próximo triênio (2019-2021). Mais de 450 advogados encheram o salão no Espaço América, em Natal, para conhecer todos os membros e as 30 propostas da chapa “Atitude OAB”.

Aldo Medeiros conclamou os advogados presentes a se engajarem no projeto de fazer a OAB/RN retomar o protagonismo perdido na sociedade potiguar. “Vamos ter no Rio Grande do Norte uma OAB moderna, independente, que valoriza a mulher, interiorizada, transparente e atuante para os advogados”, ressaltou o líder da Chapa 30, elencando as metas que vai perseguir à frente da entidade.

Ele lembrou ter aceitado a convocação de ser o representante do grupo que se lançou na disputa eleitoral da classe pela necessidade de ver a Ordem novamente dedicada às suas atribuições originais. “Me sinto absolutamente capaz de assumir essa missão, ainda mais por estar junto de pessoas tão capacitadas a assumir este desafio conosco. Me sinto capaz de tomar atitudes em favor da nossa advocacia e de não deixar que a OAB volte a se curvar para outras instituições.

Ao lado de membros da chapa e de aliados que vieram do interior para a solenidade, como as candidatas às presidências das subseccionais de Mossoró (Bárbara Paloma) e Goianinha (Alana Almeida), Aldo Medeiros destacou que a OAB potiguar não pode continuar omissa no seu papel de defensora dos advogados. Ele relatou que, em passagens por municípios do interior, tem constatado a precariedade estrutural a que os profissionais estão submetidos, por falta de suporte da gestão que hoje comanda a Ordem no Estado. “Onde houver um fórum, um juiz ou um presídio, tem que haver uma sala para o advogado. Não podemos admitir o que acontece hoje, em que os advogados se veem sem estrutura para trabalhar e sem apoio da instituição que deveria defendê-los”, pontuou.

Atitude

Candidata a vice-presidente, Rossana Fonseca foi uma das representantes das mulheres advogadas no evento. Disse que se sente representada pelas ideias da chapa e que as mulheres terão participação efetiva na gestão, mas que haverá condições iguais para toda a classe. “Vamos trabalhar por toda a advocacia com muita atitude. Me sinto honrada de estar ao lado de Aldo Medeiros neste projeto”, revelou.

Atitude nas ações da Ordem, foi o que pregou o candidato a secretário-geral, João Victor Hollanda. “Não estamos reunidos aqui para um simples lançamento de candidaturas. É muito mais que isso. Estamos lançando hoje a pedra fundamental de um projeto de mudança efetiva e verdadeira. Estamos aqui demonstrando nossa disposição de trabalhar com atitude e por uma Ordem em que o discurso seja secundário”. Postulante a secretária-geral adjunta, Milena Gama destacou a atenção que a chapa dará ao cumprimento das prerrogativas profissionais.

A candidata à presidência da CAARN, Monalissa Dantas, foi outra oradora a dar ênfase à necessidade de fazer a OAB se dedicar novamente ao fortalecimento da advocacia potiguar. “A partir de janeiro, o advogado vai voltar a ter voz e a ter espaço. Os serviços serão todos voltados para os profissionais”, assegurou ela, citando propostas que quer implantar na Caixa de Assistência, como a criação de coordenadorias regionais da CAARN em todas as subseções no interior.

Em um pronunciamento contundente, o candidato ao Conselho Seccional Thiago Cortez, apontou a postura corajosa da Chapa 30 em se posicionar e defender projetos que visam a renovar a atuação da OAB. “Aldo e os que estão aqui mostram para a classe a coragem de caminhar de uma forma diferente e independente, sem estar debaixo da asa de ninguém”, definiu. Vandrea Alves, candidata ao Conselho Seccional, seguiu uma linha semelhante. “A OAB tem que ser forte para os advogados. Isto é ter atitude!”.

Interiorização

O candidato ao Conselho Federal e atual presidente da subseção de Mossoró, Canindé Maia, revelou ter decidido apoiar a chapa liderada por Aldo Medeiros por verificar o comprometimento com a interiorização da OAB. E emendou: “A advocacia do interior do Estado não interessa à gestão atual”.

Falando em nome dos jovens advogados, Hortência Melo também explicou sua opção pela Chapa 30 por conta da sintonia de ideias. “Estou aqui hoje porque a OAB esqueceu de mim e dos advogados com menos de cinco anos de profissão. É deste lado que me sinto representada. As ideias de Aldo e Rossana representam mudança e eficácia. Há pessoas prontas para defender os meus direitos de advogada”, reforçou ela. O advogado Alexandre Pinto representou os professores de Direito entre os oradores. Disse estar convencido de que, uma vez vencedora na eleição do próximo dia 28, Aldo Medeiros e seus companheiros na Chapa 30 darão a atenção devida a medidas destinadas à qualificação dos advogados.

O sentimento de confiança norteou o lançamento da “Atitude OAB” do início ao fim. Literalmente. O evento foi encerrado com o anúncio da notícia, confirmada pouco antes, de que a Comissão Eleitoral da OAB/RN havia deferido o registro da Chapa 30. Uma chapa agora ainda mais forte para seguir com atitude em favor da advocacia do RN.

MAIS DE 450 ADVOGADOS ENCHERAM O SALÃO NO ESPAÇO AMÉRICA, EM NATAL, PARA CONHECER TODOS OS MEMBROS E AS 30 PROPOSTAS DA CHAPA “ATITUDE OAB”.



Deixe um Comentário