Segurança

Agora as câmeras residenciais podem se conectar com o CIOSP e contribuir com a segurança de Natal

TERMO DE COOPERAÇÃO DO PROJETO CONECTADO É ASSINADO ENTRE A SESED E A CDL NATAL

A partir de agora o cidadão que tiver câmeras de vídeo monitoramento voltadas para as ruas e calçadas podem ceder as imagens para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CISOP) e contribuir para aumentar o monitoramento das ruas de Natal. O termo de cooperação entre a Sesed e a CDL Natal do projeto Conectado com a Segurança foi firmado entre as duas Entidades em outubro do ano passado para pessoa jurídica, e ampliado na manhã dessa sexta-feira para pessoa física.
A secretária Estadual de Segurança Pública do Estado Sheila Freitas falou da importância do termo de cooperação técnica entre as entidades para acompanhamento de ocorrências, investigações policiais, diminuição dos roubos e de um trabalho proativo da polícia na cidade. “É preciso que todos se conscientizem da importância da contribuição para a segurança de nossa cidade. Essa adesão ao Conectados com a Segurança é uma coisa muito simples, não tem custo para o empresário nem para o cidadão, basta informar o endereço da URL das câmeras de monitoramento do estabelecimento comercial ou residencial para o CIOSP que teremos acesso as imagens. Essa contribuição é de grande relevância para segurança de nossa cidade”, afirmou a secretária.

O Presidente da CDL Natal Augusto Vaz lembrou que na hora que o empresário ou cidadão assina o termo de cooperação com a CDL, Sesed e CIOSP, ele cede não só as imagens online mas também as que ficam gravadas, ficando assim a polícia civil já autorizada a ter acessos as gravações da imagem de determinado estabelecimento, o que torna o processo de investigação mais rápido. Atualmente mais de 200 câmeras estão interligadas ao CIOSP de forma online, e mais de 500 com o termo de adesão já assinado. Essa 500 são câmeras que ainda não estão on line, mas com imagens gravadas disponíveis para serem usadas pela polícia civil caso necessário.

A meta da CDL Natal é chegar até o final de outubro de 2018, quando o projeto completa um ano, com mil câmeras interligadas com o CIOSP. Augusto Vaz acredita que a partir desse número é que será possível gerar um efeito prático melhor, apresentar resultados reais de soluções de ocorrências policiais. “Na hora que tivermos mil câmeras online com o CIOSP, teremos boa parte da cidade mapeada, logo, assim que chegar uma denúncia no 190, o CIOSP poderá acompanhar em tempo real o que está acontecendo, isso vai impactar com certeza no resultado positivo de uma investigação, e prisão de bandidos por exemplo”, afirmou o presidente da CDL Natal.

A secretária Sheila Freitas reforçou as palavras de Vaz, e informou que a prisão de um assaltante ocorrido na manhã da sexta –feira, no bairro de Mãe Luiza, foi possível a partir do monitoramento das câmeras de um dos hotéis da via costeira que aderiu ao projeto conectados com a segurança.

Foi lançado ainda na manhã dessa sexta-feira a placa de identificação dos estabelecimentos que tem as câmeras de monitoramento interligadas com as do CIOSP. A ideia é trabalhar a prevenção de ocorrências policiais. A secretária Sheila Freitas acredita que a placa servirá como inibidor para bandidos, que ao se depararem com um estabelecimento que possui a placa informando ser conectada com CIOSP , desistam de realizar o assalto.

O presidente da CDL Natal Augusto Vaz enfatizou por mais de uma vez que esse projeto contribui para a segurança dos cidadãos natalenses e que tanto a CDL Natal quanto a Sesed precisam da ajuda dos cidadãos. “Com a contribuição da população podemos vir a ter uma Natal completamente monitorada pelo CIOSP, isso é muito positivo. Temos vivido dias difíceis no quesito da segurança. Então se podemos contribuir para melhora isso, e sem custo, porque não. A segurança pública é um dever do Estado, mas isso não impede que a população contribuía”, defendeu Vaz.

Para aderir ao projeto pode entrar em contato com a CDL Natal no 4009-0000 ou pelo endereço de email segurança@cdlnatal.com.br


Deixe um Comentário