Geral

Adutora do Alto Oeste irá abastecer 13 municípios do RN a partir de junho

ADUTORA ALTO OESTE ESTÁ COM 98% DE EXECUÇÃO DAS OBRAS. (FOTO: ASCOM/SEMARH)

ADUTORA ALTO OESTE ESTÁ COM 98% DE EXECUÇÃO DAS OBRAS. (FOTO: ASCOM/SEMARH)

Com um percentual de execução de 98%, as obras do subsistema da adutora do Alto Oeste, que faz captação no açude Santa Cruz, irá abastecer a partir de junho deste ano,  dez municípios da região Oeste. Concluída por completo, o impacto da obra será muito positivo diretamente nas cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias e indiretamente nos municípios de Martins, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

De acordo com o Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, a região do Alto Oeste é a mais castigada com essa estiagem e por isso está tendo uma atenção especial por parte do Governo do Estado. “Na reunião de quarta-feira (16), o Governador Robinson Faria pediu uma união de forças para que essa obra seja concluída o mais rápido possível” disse ele.  O secretário informou ainda que a estação elevatória número 2, do sistema adutor, localizada no município de João Dias, está sendo energizada a partir de hoje (18) e que isso vai permitir que o abastecimento em Umarizal, Riacho da Cruz e Olho D’água dos Borges, já entre em fase de testes, a partir da semana que vem.

Mairton também explicou que a adutora já funciona parcialmente porque a Semarh liberou a Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos do RN (Caern) para começar a operar o sistema em alguns municípios que se encontravam em colapso total de abastecimento de água.

“A estação elevatória 1, localizada em Apodi, já está em funcionamento e atendendo, em fase de testes, os municípios de Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Itaú, Taboleiro Grande e a Zona Rural de Severiano Melo” finaliza Mairton.  A Adutora do Alto Oeste vai abastecer 26 municípios da região, beneficiando com água de qualidade 208 mil pessoas. Ela é composta por dois sistemas independentes. O sistema que faz captação na Barragem de Pau dos Ferros já foi concluído, mas ainda não está funcionamento porque o reservatório se encontra totalmente seco.


Deixe um Comentário