Natal

Adolescentes do Semente Cidadã participam de aula ambiental no estuário do Rio Potengi

DIVULGAÇÃO SEMDES

O Programa Semente Cidadã (Prosemc) realizou no sábado (16), uma aula ecológica sobre o estuário do Rio Potengi. O passeio pedagógico foi realizado no Barco Escola Chama-Maré e 50 adolescentes beneficiados pelo projeto de segurança preventiva da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) participaram do momento.

A aula-passeio teve saída do Iate Clube de Natal e percorreu o Forte dos Reis Magos, Boca da Barra, Redinha, Cemitério dos Ingleses, Gamboa Jaguaribe, Ponte Ferroviária do Igapó, Base Naval, Porto de Natal, sendo finalizado no local inicial de embarque. Durante cerca de 1h30 de passeio, as crianças puderam conhecer elementos da fauna e da flora do Rio Potengi, com destaque para a vegetação de mangue e sua importância para a harmonia da vida marinha.

Os instrutores passaram informações importantes ligadas a educação ambiental e a paisagem urbana de Natal, que pode ser admirada no decorrer da aula-passeio. No momento foram informados sobre os monumentos históricos e naturais da capital potiguar, como também a importância de se preservar o Rio Potengi e sobre os danos causados ao meio ambiente por falta do saneamento básico.

Segundo o guarda municipal e coordenador de meio ambiente do Prosemc, Elias Cordeiro, a aula teve o objetivo de trazer aos alunos uma reflexão critica a respeito das questões ambientais no estuário do Rio Potengi. “Com isso promovemos nos adolescentes a conscientização de preservar e conservar a natureza, além de proporcionar uma ótima visão da cidade de Natal vista a partir do rio Potengi”, comentou.

Semente Cidadã

O Programa trata-se de uma ação comunitária realizada pela Prefeitura do Natal por meio Semdes e tem como agente propagador o corpo técnico da Guarda Municipal do Natal (GMN). O objetivo primordial do Prosemc é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

O Semente Cidadã é conduzido por profissionais da GMN desde 2009. A ação social de segurança preventiva atende crianças e adolescentes com idade entre 08 e 16 anos, e é referência e modelo para outras práticas socioeducativas.


Deixe um Comentário