Geral

Com investimento de R$ 17 milhões, Sesc reinaugura unidade da Rio Branco; restaurante tem capacidade de servir mil refeições por dia

EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS PRESTIGIAM A ENTREGA DO NOVO RESTAURANTE DO SESC – FOTO: TWITTER WALTER ALVES

O bairro de Cidade Alta recebeu de volta nesta quinta-feira (21), a nova unidade do Sesc Rio Branco. Os trabalhadores do comércio e a população que frequentam o bairro tem uma opção de um ambiente moderno e climatizado para o horário de almoço. Além de um novo restaurante, a unidade conta com uma biblioteca, salão de eventos, lanchonete e cafeteria.

A solenidade de reinauguração da unidade Sesc Rio Branco foi prestigiada por políticos, como o presidente da Câmara Municipal do Natal, Paulinho Freire, o deputado federal Walter Alves e o ex-senador Garibaldi Alves. A governadora do Estado, Fátima Bezerra, falou para o presentes e no seu pronunciamento revelou que almoçou diversas vezes no Restaurante do Sesc.

“É uma alegria estar na entrega de um belo presente da Fecomércio ao povo potiguar, em especial aos trabalhadores do comércio. Fica provado o trabalho de excelência do Sistema S, que promove o desenvolvimento econômico e social. Nós, chefes de governo, temos que conversar com a classe produtora, que é assim que eu faço para reerguer o Rio Grande do Norte”, declarou Fátima que elogiou o trabalho das federações representativas do segmento econômico no interesse coletivo.

A fala da governadora ratificou o que foi dito pelo vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, Francisco Valdeci, que representou o presidente, José Roberto Tadros. “Os políticos não sabem o trabalho do Sistema S. Os empresários que concordaram em destinar uma parte dos seus recursos para a qualificação profissional e promover ações sociais em saúde, educação, lazer, para os seus colaboradores”, afirmou.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, também presente na solenidade, parabenizou os investimentos feitos pelo Sistema Fecomércio, trazendo a modernização dos seus serviços à população, trabalhadores do comércio, onde todos ganham. “Essa é mais uma atitude louvável da Fecomércio, que pensa na coletividade e no bem comum”, disse ele.

“Estamos devolvendo aos comerciários de Natal, em particular os do Centro da cidade, um espaço completo de acolhimento, para os seus horários de refeição. O Sesc Rio Branco passa a dispor, também, de espaços de convivência mais modernos e confortáveis, como biblioteca, cafeteria, lanchonete e espaço para eventos, com vista privilegiadíssima para o rio Potengi”, listou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Queiroz relembrou que a Cidade Alta é o berço do comércio potiguar, onde se instalaram, entre a década de 70 e 80, as Casas Régio; a rede de supermercados Nordestão; Casas Cardoso; e também as lojas de outros estados, as Lojas Brasileiras; o grupo Bompreço e as Lojas Americanas. O bairro vizinho, a Ribeira, existia um comércio forte, voltado para ferramentas, ferragens e materiais de construção.

“A unidade, fundada há mais de 40 anos, sempre acolheu os trabalhadores, que mereciam uma melhoria nas instalações para melhor recebe-los. Graças a um investimento total de mais de R$ 17 milhões, teremos condição de servir até mil refeições por dia nesta unidade e proporcionar momentos agradáveis”, disse Queiroz.

O vice-presidente Administrativo da CNC, Luiz Gastão, explicou que o Sistema Fecomércio RN vem “buscando reformular, melhorar as unidades, para cada vez mais atender a população comerciária e poder contribuir cada vez com a vida das pessoas. É uma unidade moderna, que tem de tudo, que as pessoas se sentem bem e irão usufruir dos serviços de qualidade que são prestados aqui”.

Estiveram presentes no evento os presidentes das Fecomércios Pernambuco, Bernardo Peixoto; do Distrito Federal, Francisco Maia; do Ceará, Mauricio Filizola; os presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio RN, diretores da Fecomércio, Sesc e Senac, outras autoridades políticas e do segmento econômico.

A unidade

O carro-chefe da unidade Sesc Rio Branco é o restaurante, onde servidos almoços em formato self-service no peso, com cardápios balanceados elaborados pela equipe de nutrição do Sesc. Entre as novas opções, estarão sempre os almoços tradicional, fit, vegetariano e vegano.

Moderna e bem equipada, a biblioteca da unidade disponibilizará seu acervo com quase nove mil publicações para consultas e empréstimos gratuitos, além de espaço para estudos, computadores com acesso à internet e eventos como saraus literários, espaço para lançamento de livros e visitas guiadas, estas mediante agendamento.

Uma das novidades será a cafeteria/lanchonete, que disponibilizará lanches, combos e a opção “Conveniência” para encomendas de kits festa e outros itens. O salão de eventos também é um novo espaço aconchegante e com deck com vista para o rio Potengi.

A arte também está presente na nova unidade do Sesc: seus muros emolduram a obra assinada pelo artista potiguar Flávio Freitas. Inspirada em elementos da natureza e da cultura papa-jerimuns, a obra traz cajueiros, o Forte dos Reis Magos, a jangada e inspira-se ainda na história do bairro: a rixa histórica, datada do início do século 20, entre “Xarias”, os comedores de peixe xaréu, e “Canguleiros”, comedores do peixe cangulo.

O novo Sesc Rio Branco passou por uma grande obra estrutural e passa a contar com acessibilidade, elevadores panorâmicos, painéis solares para captação de energia (parte da utilizada na unidade), reuso de água e outras melhorias. Esta é a terceira e maior obra executada na unidade desde 1978, quando foi inaugurada.

Associados (as) com cartão Sesc RN válido pagam valores subsidiados pelos serviços conforme a categoria, mas a população em geral também pode usufruir dos serviços.

A abertura oficial da unidade para trabalhadores do comércio e população é na terça-feira, 26 de março.


Deixe um Comentário